Grupo da Portuguesa Santista recebe o seu “maior incentivador” e faz agradecimentos

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Na noite de 05 de novembro, a Associação Atlética Portuguesa de Santos promoveu uma festa folclórica com a presença do convidado grupo da Casa de Brunhosinho de São Paulo, mais do que um parceiro, um “irmão” para o Grupo Folclórico da Associação Atlética Portuguesa. É o que diz o diretor de folclore da casa, Emerson Albano.
“Estamos recebendo o grupo que mais deu força para esse grupo da Portuguesa Santista existir” diz Albano citando o grupo folclórico da Casa de Brunhosinho como um dos maiores incentivadores e parceiros. “Se hoje o grupo da AAP existe, além do trabalho de todos e do meu pai quando fundou, foi o incentivo do Brunhosinho de andar ao nosso lado. Em vários momentos no início precisamos de músicos, de algo emprestado, de algum apoio, e o Brunhosinho estava lá pronto para nos ajudar” garante o diretor de folclore.
De acordo com ele, até mesmo a confraternização de final de ano é feita em conjunto com a participação dos dois grupos. “Todo final de ano fazemos em um ano com os dois grupos aqui, e outro ano lá em São Paulo. Hoje é um dia de muita alegria por estar o Brunhosinho aqui, é o nosso grupo irmão mesmo”.
Fundado há quatro anos, o grupo da Portuguesa Santista é formado por cerca de 40 componentes, e este ano contou com muitas apresentações na agenda mostrando o folclore de norte a sul de Portugal. “É uma grande família, o grupo está cada vez mais unido. E o clube vem investindo nessa parte cultural. É motivo de grande felicidade para os portugueses na Baixada porque é mais um grupo que vem para somar” afirma o diretor.
Até os seus 90 anos, a Portuguesa Santista se dedicava apenas ao futebol, e muito pouco à parte cultural lusa. “Pelo fato de termos criado o grupo aqui, começamos a trazer os portugueses para dentro da Portuguesa, por conta das nossas festas. Algumas associações as vezes nos perguntam porquê criamos mais um grupo, mas não tinha como um clube que vai fazer 100 anos, um dos maiores da Baixada Santista, não ter essa parte cultural e essa representatividade. O clube em si estava perdendo a identidade portuguesa, hoje o que resgata essa identidade é o rancho folclórico e as festas”.
Todos os seus trajes vieram de Portugal, que foram adquiridos com a ajuda dos diretores do clube, na época da fundação do grupo, que doaram um ou dois trajes. E o repertório é sempre uma fonte de pesquisa através da ensaiadora Ana Luisa, que conta com a facilidade da Internet. “Sempre quando um componente ou familiar vai a Portugal, requisitamos para trazer CD, DVD ou livros, sempre nessa busca de tentar descobrir mais coisas” diz Albano, citando o forte folclore existente na Baixada e em São Paulo, com a presença de dezenas de grupos.

Novo presidente
No último 31 de outubro, ocorreram eleições para a presidência da Portuguesa Santista, e foi eleito José Siaglia para o comando do clube. Como diretor Social foi eleito Sergio Ruiz.
Para Ruiz, o Depto. Social vai caminhar junto com o Folclore, apesar de deixá-los ter vida própria. “Quando o grupo foi formado tinha vida própria. Agora estão tentando fazer parceria. Temos que fortalecer eles para terem melhor apoio da comunidade portuguesa, porque no meu modo de pensar, eles não recebem ajuda como outros ranchos” diz ele que tem amigos em outros grupos que não comparecem aos eventos da AAP.
“Eu acho que deveria ter uma parceria entre todos os ranchos em Santos”. Serginho afirmou que vai buscar este apoio entre os grupos e assim melhorar as condições do próprio grupo. Também se comprometeu a conversar com o novo presidente sobre um maior apoio.
“É muito recente essa eleição, mas o departamento social cujo grupo é ligado, continuou o mesmo” diz Emerson Albano. “A princípio é dar continuidade a todo trabalho que vínhamos fazendo que estava dando certo. E vamos tentar com o novo presidente mais investimento na área da cultura. Sendo ele uma pessoa que está há muito tempo e gosta da Portuguesa, ele vai colaborar muito”.
A diretoria que foi recentemente eleita assumiu de imediato e já promoveu eventos da agenda do clube, como a Noite de Halloween, além desta Festa Folclórica. O próximo evento da agenda será em 26 de novembro, em comemoração aos 94 anos da Associação Atlética Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *