Grupo da Casa de Brunhosinho anima almoço de Nossa Senhora na Casa de Portugal do ABC

Por Vanessa Sene
Na tarde chuvosa de 21 de maio, a Casa de Portugal do Grande ABC promoveu a sua tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. Por conta do mal tempo e da agenda na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, a procissão foi cancelada e a missa celebrada nas dependências da Casa de Portugal pelo padre André Rodrigues da Silva, com a participação de diretores, convidados que chegaram mais cedo, e integrantes do Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de SP; a atração desta tarde.
“Foi uma missa bonita celebrada por um padre novo que veio pela primeira vez na casa. A procissão fica para o ano que vem, este ano falhou porque o tempo não ajudou” disse ao Mundo Lusíada o presidente Carlos Rodrigues que esperou nesta tarde um público de 400 pessoas. A casa esteve cheia para o almoço e apresentação de folclore tipicamente português.
“O Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho já veio na nossa casa e mais uma vez prestigia a nossa festa” diz Carlinhos que está em sua segunda gestão à frente da entidade e segue até final de 2018. “Estamos nos mantendo apesar da crise, estamos conseguindo seguir com tudo funcionando” disse.
“Temos que valorizar a cultura portuguesa, afinal nós carregamos toda a descendência portuguesa em nosso país, uma cultura que foi o berço para a nossa educação e com a Nossa Mãe querida intercedendo por cada um de nós” declarou o padre André.
Após a missa e a bênção com a imagem de Nossa Senhora de Fátima no palco da casa, o departamento feminino da entidade fez os últimos ajustes para o caprichado almoço, preparando 250 quilos de bacalhau, em posta, bacalhoada à moda da casa e bacalhau frito, além dos variados acompanhamentos, a gosto do freguês.
O evento fechou com uma animada apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo, ensaiado pela Ana Pantaleão. Cerca de 40 pessoas compõe o grupo que esteve em peso para a apresentação no ABC, trazendo o folclore de norte a sul de Portugal, passando por Ribatejo, Algarve, Minho. “Vamos fazer uma apresentação voltada para as crianças. Será um mesclado entre adultos e crianças com destaque para elas” disse Ana que conta atualmente com 19 crianças no grupo atual, desde 3 anos até os 14 anos de idade. O grupo conta também com componentes que chegam até os 80, sempre com muito amor a Portugal. A apresentação foi um sucesso, atraiu muitos flashes, aparelhos de celular apontados para o palco gravaram tudo que acontecia, e com muitos aplausos mostrando a animação do público presente, encerrando a tarde com muita alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »