“Greve” de árbitros nas últimas cinco rodadas do Campeonato Português

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

“Greve” de árbitros nas últimas cinco rodadas do Campeonato Português

logo_bandeira-PortugalEm virtude do não pagamento do valor referente ao patrocínio da Liga de Clubes que os árbitros exibem nos uniformes, os mesmos, juntamente com os auxiliares, resolveram pedir em massa dispensa das últimas cinco rodadas do campeonato português, o que coloca em risco que alguns jogos decisivos (inclusive Benfica x Porto na 30a jornada) sejam apitados por juízes de 2a categoria ou ate mesmo estrangeiros. O presidente da Liga, Luís Duque, esta resistente em fazer o pagamento (que é obrigatório); já o presidente da Federação, Fernando Santos, se posicionou a favor dos árbitros.

Ucranianos investem no Estoril

O Estoril Praia firmou uma parceria com a empresa ucraniana Favorite Sports, que investira 750 mil euros de inicio, na infraestrutura dos Centros de Treinamento e Formação Desportiva do clube, com remodelação deste CT, e construção de diversos campos com grama sintética; tendo em contrapartida o direito de explora-los em dias livres de jogos e treinos, inclusive trazendo para o local diversos torneios internacionais de verão. A prefeitura local arcara com os custos de 1/5 do valor total da obra, que já teve inicio nesse final de semana com a chegada de maquinas que vieram diretamente da Ucrânia para essa finalidade. A previsão de conclusão é para meados de junho deste ano.

Liga dos Campeões

Na próxima semana teremos os seguintes jogos da fase de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões (os da 2a mão acontecem na semana seguinte):

14/4: Atlético de Madrid x Real Madrid; e Juventus x Mónaco

15/4: PSG x Barcelona; e Porto x Bayern

Taça de Portugal

Ainda pela 1a mão da Taça de Portugal, Braga e Rio Ave jogaram nessa 4a no Estádio Axa, com os minhotos abrindo grande vantagem frente aos vilcondenses, ao golearem por 3×0, com todos os gols sendo marcados pelo atacante Jose Luís. Na partida de volta que acontece dia 30 deste mês em Vila do Conde o Rio Ave precisa pelo menos devolver o mesmo placar para igualar tudo e levar a partida a prorrogação.

Já Sporting e Nacional fizeram nessa quarta-feira o jogo de volta da Taça de Portugal (no jogo de ida disputado na Madeira empate por 2 gols). O primeiro tempo ate foi equilibrado, com o Nacional arriscando algumas vezes; mas a etapa final foi toda leonina, embora só um gol tenha sido marcado, por Ewerton, e a 5 minutos do apito final, após cobrança de falta de Jefferson (os madeirenses alegaram impedimento de Ewerton no gol do Sporting). Assim o Sporting garante vaga na final 3 anos após sua última participação na decisão, e 7 anos após ter conquistado a Taça pela última vez.

Superliga portuguesa de futebol

A 27ª jornada só terminou nessa segunda com os seguintes resultados:

Marítimo 1×1 V.Setubal (18:00h)

Porto 5×0 Estoril (20:00h)

Já a 28ª jornada apresentou os seguintes jogos:

Sexta-feira:

Arouca 0x1 Belenenses (20:30h)

Sábado:

Boavista 0x2 Marítimo (16:00h)

Benfica 5×1 Acadêmica (17:00h)

Rio Ave 1×3 Porto (18:00h)

Moreirense 2×1 V.Guimarães (20:15h)

Domingo:

Nacional 3×2 Gil Vicente (16:00h)

Braga 4×0 Penafiel (17:00h)

V.Setubal 1×2 Sporting (19:50h)

Segunda-feira

Estoril x Paços de Ferreira (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

  e) Maior número de vitórias em toda a competição;

  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Marçal, lateral-esquerdo de 26 anos que esta em final de contrato com o Nacional da Madeira, foi divulgado na mídia lusa como novo reforço encarnado, a custo zero, por 5 temporadas. Especula-se que na Luz o lateral brasileiro ira receber algo em torno de 500 mil euros brutos por temporada (pouco mais de 41 mil euros brutos mensais).

A direção encarnada e a Federação Portuguesa de Futebol afirmaram que, diferentemente do que o Marítimo divulgou, a final da Taça da Liga será a 28 de maio e não a 30 como queriam os madeirenses.

Portugueses no Exterior

A seleção portuguesa de hóquei conquistou domingo passado, em Montreux na Suíça, pela 4a vez consecutiva a Taça das Nações (tem 18 agora no seu currículo) ao bater na final a seleção espanhola por 3×2.

Nessa quarta-feira o Real Madrid venceu o Rayo Vallecano por 2×0, com mais um gol de Cristiano Ronaldo, que assim chegou à marca dos 300 gols com a camisa do time espanhol em 288 partidas. Nesse jogo, num lance flagrado em close e por vários ângulos pelas câmeras de televisão que transmitiam o jogo, Cristiano foi derrubado dentro da área pelo zagueiro adversário, num pênalti incontestável, porem foi punido pelo arbitro com cartão amarelo alegando simulação. O amarelo o suspenderia da partida frente ao Eibar, mas o Real recorreu da punição, e teve seu pedido acatado pela Federação Espanhola que despenalizou o craque luso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *