Vanessa Sene
Mundo Lusíada
A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo recebeu diversas personalidades para a sessão solene comemorativa ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. Na noite de 09 de junho, a comunidade portuguesa da região esteve reunida para a solenidade, que homenageou diversas figuras indicadas pela Casa de Portugal do ABC, Elos Clube do ABC e Comunidade São Martinho de São Bernardo do Campo.
Entre os homenageados esteve o editor do Jornal Mundo Lusíada, Odair Sene, que este ano recebeu a distinção das mãos do presidente da Câmara, Hiroyuki Minami. “Penso que em qualquer área de atuação é fundamental o reconhecimento pelo que fazemos. Nós do jornal costumamos reconhecer muita gente que trabalha em prol da manutenção da cultura portuguesa no Brasil. Logo, quase que automaticamente, estamos reconhecendo as casas, as entidades, os órgãos”, citou o editor do Mundo Lusíada. “Sendo assim, acho que neste ano a Sessão Solene da Câmara de São Bernardo, para o Mundo Lusíada foi diferente. Recebemos uma homenagem que significa o reconhecimento ao trabalho sério que fazemos há quase 14 anos e sem deixarmos de valorizar nossa independência editorial” diz Odair Sene, citando a homenagem como forma de “creditar o jornal em nosso meio”.
“Sinceramente devo agradecer a quem, ou aos que apoiaram a indicação e dizer que isso só aumenta cada vez mais nossa responsabilidade para mostrarmos um veículo cada vez mais merecedor do importante respeito vindo dessas pessoas, bem hajam” agradeceu o editor.
Entre os homenageados, estiveram ainda recebendo a condecoração nesta noite Antonio Carlos Henriques, David Augusto da Fonte, Joaquina Maria Bidarra, Manuel Teixeira Carvalho (representando José Carlos Teixeira), Julia da Conceição Souza, Dr. Manuel Ferreira Martins, Hermano Peixoto, Dr. Rui Fernão Mota e Costa, Vasco Frias Monteiro, e os casais Cândida e Arnaldo Nobre, e Julia e Herlander Gomes, entre outros.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara afirmou que se identifica com todas as colônias. Segundo ele, que já presta homenagens anuais aos italianos e japoneses, diz sentir-se honrado por homenagear também os portugueses. “Tenho muitos pedidos de comunidades porque há 12 anos eu faço da comunidade japonesa. Há 10 anos, faço da comunidade italiana. E já havia um pedido da comunidade portuguesa para que eu abraçasse esta sessão, mas como havia outros vereadores com descendência portuguesa, eu não realizei”.
O presidente da Câmara citou um certo “prejuízo” pelos portugueses terem descoberto o país. “É muito difícil falarmos em comunidade portuguesa porque ela se confunde com a comunidade brasileira. Um país que tem 10 milhões de habitantes, 2,5 milhões de portugueses vieram para o Brasil. O próprio país se confunde com a imigração portuguesa” diz Minami.
Ao Mundo Lusíada, ele lembrou da importância da comunidade na região do ABC. “Aqui em São Bernardo creio que a comunidade portuguesa é a segunda delas, muito mais do que a comunidade japonesa. Talvez só perca para a italiana, a cidade sempre foi tida como forte imigração italiana. Mas os portugueses sem dúvida têm uma participação muito grande, não só na colonização, mas no desenvolvimento da cidade”.
De acordo com Minami, esta sessão solene era realizada pelo vereador Ramos de Oliveira, e por alguns anos seguintes acabou não sendo realizada, até ser relembrada pelo vereador Otávio Manente. “Otávio resgatou e começou a fazer novamente as sessões em 2009 e 2010. Em 2011 estava programada para ser feita, mas em abril ele faleceu. Eu assumi a sessão e vou continuar fazendo ano que vem” diz Minami, que iniciou a sessão com um pedido de um minuto de silêncio em memória do antigo presidente da Câmara Municipal.
A sessão solene de São Bernardo contou com diversas participações, como o radialista Varela Leal, declamando um poema de sua autoria, além de Antonio dos Reis que foi convidado a falar sobre Portugal e curiosidades do país, e Márcia Rodrigues e Ramiro Cruz, que se pronunciaram em nome do Elos Clube.
Evandro Lima, secretário de Relações Internacionais em representação ao prefeito Luiz Marinho, também proferiu alguma palavras de elogio à comunidade portuguesa, citando sobretudo que o Brasil “deve” aos portugueses pela dimensão do território brasileiro, conquistado pelos bandeirantes.
O Coral da OAB de Santo André, ao comando do maestro Samuel Inácio da Silva, fez uma apresentação durante a solenidade e foi muito aplaudido pelo público presente. Ao final, a sessão solene recebeu o Trio Uva Passa, formada por mulheres mais velhas que trazem em forma de música uma sátira sobre o tema envelhecer. Elas, que já estiveram em diversos canais de comunicação, anunciaram durante a apresentação a participação no Programa do Jô Soares, na última semana.
A surpresa ao final do evento foi a apresentação da fadista Rosita. Maria Rosa Reis Marques foi convidada de última hora a cantar um fado no encerramento da sessão, e de improviso usou apenas da voz, no púlpito da Câmara Municipal, para interpretar “Nem as Paredes Confesso”, sendo acompanhada pelo bom público presente.