Por Odair Sene
A Casa de Portugal de Campinas – Instituição Associativa e Cultural da Comunidade Luso-Brasileira fundada em 28 de março de 1958, promoveu uma grande festa na noite do dia 23 de março para comemorar seus 66 anos de fundação.
A entidade presidida pela dedicada presidente Ana Calvinho ofereceu além da farta gastronomia, um elogiado show de música portuguesa com a estréia (na casa) da fadista Larissa Lima acompanhada pelos reconhecidos – e premiados – músicos Ricardo e Renato Araújo, compondo no palco com Igor Kennedy e Lucas Ferreira.
O show da cantora Larissa Lima foi muito, mas muito elogiado, primeiro pela performance da cantora, pela presença no palco, interação com a platéia, e segundo pela qualidade dos músicos reconhecidos internacionalmente, especialmente dos irmãos Ricardo e Renato Araújo que foram premiados no Brasil, em Portugal, e já atuaram até em Moscou.
“A primeira vez que eu cantei música portuguesa na minha vida foi em 2016 e foi com eles, pensando em seguir carreira, mais adiante cantei em Alcobaça acompanhada pelo Ricardo, e depois da pandemia, poder voltar a pisar no palco com eles é algo muito emocionante”, disse Larissa parabenizando a entidade pelo aniversário e mais especialmente à presidente Ana Calvinho, única mulher presidindo uma casa portuguesa no Brasil, “Ana é incrível, ela nos recebeu com tanta alegria, com tanto cuidado, bem característico de uma mulher, me sinto muito representada”, disse.
A presidente Ana Calvinho liderou a programação da casa na principal festa do ano, comemorando 66 anos de fundação com presenças de vários representantes de entidades co-irmãs como de autoridades locais, e da cultura portuguesa.
“Foi um evento repleto de alegrias, é como tenho dito, a Casa de Portugal dá trabalho, mas ver nosso trabalho reconhecido por pessoas e presidentes de outras instituições, é impagável. Passamos de pessoas conhecidas para amigos e depois viramos uma família, e isso que importa, porque as casas não são concorrentes entre elas, as casas tem que ser unidas no mesmo propósito que é divulgar e matar a saudade do nosso país”, referiu ela citando amigos presentes ligados às casas co-irmãs e órgãos como Consulado, Provedoria, Conselho da Comunidade, além de vereadores locais, ligados à Câmara Municipal de Campinas.
Representando o poder público da cidade o vereador Paulo Haddad, que já participa dos eventos da casa, falou para o público nesta noite para parabenizar a casa em seus 66 anos. Ao Mundo Lusíada referiu que sempre foi muito bem recebido. “Nada mais oportuno podermos prestigiar neste mês das mulheres [março] essa que é uma casa acolhedora, da cultura de um país que contribuiu muito com o Brasil, só tenho a agradecer pelo acolhimento, desde a presidente ao funcionário mais humilde pela forma como sou recebido”, disse valorizando a miscigenação cultural da cidade e essa oportunidade que a casa oferece às pessoas para conhecerem a cultura portuguesa. “Muitas vezes não é possível a pessoa se deslocar até Portugal, então podendo ter este contato com a cultura portuguesa, com a gastronomia, é muito importante, então quero parabenizar a Casa de Portugal e que venham mais 66 anos pela frente”, disse.
Pela primeira vez na Casa de Campinas, a fadista Larissa Lima disse ao Mundo Lusíada que foi “uma honra” estar ali junto da comunidade. Ela que é de São Paulo, com presença importante também no litoral paulista, disse que foi “emocionante” poder conhecer um espaço que difunde tanto a cultura portuguesa na região e destacou a “qualidade dos músicos” que atuaram com ela.
“Fiquei muito feliz porque fui muito bem recebida, o público participou muito do repertório, participou de tudo, tanto dos fados mais dançados quanto de letras mais pesadas como ‘Barco Negro’ e eles estavam comigo, foi muito emocionante”, referiu ela destacando que o repertório é muito parecido nas apresentações dos fadistas, porém cada interprete traz sua “roupagem peculiar” e isso faz a diferença entre os artistas que cantam repertórios parecidos nas casas portuguesas.
Também ao Mundo Lusíada o músico Ricardo Araújo (que já esteve na entidade em outras vezes) enalteceu o evento de aniversário da Casa: “Grande honra para mim, meu irmão e nossos parceiros, e uma honra enorme contar com a voz da Larissa que é uma grande amiga com uma carreira muito bonita, com concerto em Portugal, e até hoje é muito lembrada por lá, ela marca presença, e assim foi nesta noite em Campinas, por isso uma honra”.
Sobre a fadista, a presidente Ana Calvinho também disse que aconteceu por casualidade a indicação da Larissa “e foi uma grata surpresa”, e completou: “Foi uma aposta ganha e já com contrato renovado para os próximos anos, enquanto eu estiver aqui, porque ela foi fantástica, e manteve o público até o final porque deu mesmo um show, um espetáculo que terminou com o público pedindo mais, foi tudo perfeito nesta noite, foi tudo maravilhoso, agradeço ao Mundo Lusíada porque as casas não se sustentam por elas próprias, nós precisamos da divulgação e isso temos que reconhecer que é muito importante, porque a divulgação resulta em casa cheia e casa cheia significa que vamos ter nossas contas pagas, então para mim é fazer bem, melhorar cada vez mais, e seguir realizando, esse é nosso objetivo”, disse.
A Casa de Portugal já tem marcado seu próximo evento e será uma grande festa porque seu Rancho Folclórico comemora no dia 20 de abril, 65 anos de fundação. O evento inicia as 19h30 com cardápio completo, incluindo Bacalhau a Gomes de Sá, Tiborna de Bacalhau e aquelas entradas que viraram cartão de visita: bolinho de bacalhau, bolinha de alheira, petiscos, etc.
A festa promete uma apresentação especial do Rancho que é um dos mais antigos formados no Brasil. Maiores informações pelos: (19) 3252-5752 ou (19) 99226-4196.