Mundo Lusíada
Com agencias
O governador do Estado do Pará, no nordeste brasileiro, Simão Jatene recebeu em 9 de abril o diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, Mário Carvalho, acompanhado do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. Na pauta do encontro, os últimos detalhes e preparativos para o voo inaugural Belém-Lisboa, que decolará em 3 de junho, e também sobre os espaços e instalações da companhia aérea portuguesa na capital paraense.
O voo Belém-Lisboa será feito por uma aeronave modelo Airbus 330, com velocidade de cruzeiro de 920 km/h e capacidade para 259 passageiros, em pouco menos de 7h de voo, três vezes por semana, às terças, sextas e domingos. De acordo com os números da companhia, foram transportados 1,6 milhão de passageiros para o Brasil em 2013, sendo Portugal (13%), Itália (6%) e França (4%), os principais países emissores.
“Na realidade, o voo vai além do turismo, pois também é um facilitador nas trocas comerciais, de modo que, dependendo do tipo de carga transportada, é um gerador de negócios. Eu creio que o Pará tem um potencial muito grande para expandir seus produtos até a Europa”, explica Mário Carvalho.
As cidades Lisboa e Porto estão em posições geográficas consideradas estratégicas na Europa, já que a partir destas cidades é possível ligar o Pará rapidamente a outros 55 pontos da Europa, através de rápidas conexões. Com o voo Belém-Lisboa, a companhia aérea portuguesa irá operar 82 voos semanais no Brasil, um aumento na frequência de mais de 250% nos últimos 13 anos. Para o diretor, o novo voo deve provocar um crescimento no fluxo de turistas de 5% a 10% no próximo ano.
O secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, conclui sobre a importância da presença do dirigente da companhia em solo paraense. “São contatos que se estabelecem e relações institucionais que se constroem pensando na plena ocupação da capacidade de carga, mas também dos assentos da aeronave, numa parceria em que todos os envolvidos saem ganhando”.
2014
Segundo comunicado, a TAP atingiu já um total de 2.297.000 passageiros transportados no primeiro trimestre deste ano, o que se traduz num aumento de 5,5%, ou seja, mais 119 mil passageiros do que no período homólogo de 2013.
O aumento de tráfego verificou-se nos vários segmentos da Rede TAP, entre Janeiro – Março deste ano, com destaque sobretudo para a Europa com 5%, seguida das Regiões Autônomas com mais 8%, África mais 10% e também os EUA, que subiram 22%.