Governo destaca “proximidade permanente” entre os Açores e estado do Rio Grande do Sul

Foto Divulgação

Mundo Lusíada

Em visita ao Rio Grande do Sul, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais do governo açoriano, Sofia Ribeiro, sublinhou, na sexta-feira, a relação “sem precedentes” de “proximidade permanente” entre os Açores e o Estado do sul do Brasil.

Sofia Ribeiro assinou protocolos para a constituição de Centros Culturais Açorianos em 10 municípios brasileiros: Alegrete, Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Gramado, Jaguarão, Porto Alegre, Santo António da Patrulha, São Gabriel, São José do Norte e Tavares.

Falando na Casa dos Açores do RS, em Gravataí, Sofia Ribeiro sublinhou que a entidade “foi determinante na condigna comemoração dos 270 anos do povoamento açoriano do Estado do Rio Grande do Sul e dos 250 anos da fundação Açoriana da sua capital, Porto Alegre, a maior cidade do mundo fundada por Açorianos, que decorreu ao longo do ano de 2022”.

E prosseguiu: “O Governo dos Açores desenvolveu uma relação, sem precedentes, de proximidade permanente com o Rio Grande do Sul, especialmente através da Direção Regional das Comunidades, designadamente, com o encontro estadual de municípios gaúchos de povoamento açoriano, em janeiro; com a missão Açoriana aos 250 anos de Porto Alegre, em março; com o Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, em junho; e com o Encontro Estadual de Raízes Açorianas, em dezembro”.

A Casa dos Açores do Rio Grande do Sul é, defende a governante, uma “embaixada cultural” dos Açores no extremo sul do Brasil, tendo agora cumprido “20 anos de vida intensa”.

“Foram duas décadas de dedicação exemplar à nossa causa comum de preservar e promover a identidade açoriana em terras Gaúchas. É uma Casa fundada e dinamizada por açordescendentes numa sede construída por açorianos numa cidade de povoamento açoriano. É um orgulho para o Governo dos Açores”, sustentou.

A Educação, acrescentou ainda, “é o melhor investimento que se pode fazer para o futuro.

“Ora, é exatamente em nome do futuro que queremos potenciar a celebração do nosso passado. Os 270 anos da nossa história comum foram importantes, mas devem ser consequentes, lançando as bases para uma mútua relação que se quer concreta e proveitosa. É neste contexto que surge o conceito, inovador e contemporâneo, dos Centros Culturais Açorianos. Serão espaços de exposição permanente de acervo cultural representativo da identidade açoriana, desde o artesanato até aos livros”, declarou.

E concretizou: “Com a celebração dos protocolos fundacionais, já hoje aqui ficou simbolicamente entregue um primeiro conjunto de produtos culturais açorianos doado pela Direção Regional das Comunidades, que poderá vir a ser oportunamente complementado pela própria Direção Regional dos Assuntos Culturais, que tutelo”.

O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, integra também a comitiva Açoriana, que conta também, a nível local, com a Presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, e o Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado, Régis Marques Gomes.

Governo local

Fotos © Governo dos Açores

A representante portuguesa Sofia Ribeiro reuniu-se também na sexta-feira, em Porto Alegre, com a Secretária de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, um encontro em que se falou do passado mas, acima de tudo, do “projetar dos Açores no presente e no futuro” no Brasil, em concreto no Estado.

“Este foi o mote da conversa: estabelecer uma parceria efetiva de troca de experiências e de colaboração efetiva para que possamos trazer os Açores contemporâneos a Rio Grande do Sul”, frisou Sofia Ribeiro no final do encontro.

A reunião marcou o começo de dois dias de visita oficial da governante ao Rio Grande do Sul para assinalar os 270 anos do povoamento açoriano. “Ficou delineado a forma de trabalharmos nesta troca cultural”, declarou ainda Sofia Ribeiro, que dirigiu um convite a Beatriz Araújo para uma visita oficial aos Açores.

Depois da reunião com a governante de Rio Grande do Sul, Sofia Ribeiro inaugurou, em Gravataí, cidade limítrofe de Porto Alegre – e sede da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul -, um monumento evocativo dos 270 anos do povoamento Açoriano.

Acompanhada pelo Prefeito da cidade, a governante sublinhou o “orgulho” pela inauguração, lembrando o papel que a ascendência Açoriana teve, e ainda tem, na identidade cultural e social do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, o Centro Cultural Açoriano será instalado em um espaço junto à Biblioteca Municipal Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), a partir de doações de materiais que serão doados pelos açorianos à prefeitura.

Açorianos – Em 2023, faz 251 anos da chegada dos primeiros 60 casais açorianos que iniciaram a povoação de Porto Alegre. A ocupação do Sul do Brasil começou há 270 anos, com portugueses oriundos tanto do continente quanto do arquipélago da Madeira e dos Açores. Em dezembro de 1751 chegaram pelo porto de Rio Grande os primeiros casais, segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *