Governo de Portugal lança novo portal para emigrantes e imigrantes

Mundo Lusíada

logo_bandeira-PortugalO novo Portal das Migrações, que reúne informação e presta apoio a imigrantes em Portugal e emigrantes portugueses no mundo que queiram regressar ao País, entrou em funcionamento através do endereço www.acm.gov.pt.

Segundo divulgou o governo de Portugal, uma iniciativa do Alto-Comissariado para as Migrações, esta ferramenta contou com a colaboração de vários Ministérios e de outras instituições públicas e privadas.

Através do Portal é possível consultar legislação de forma simplificada (em formato de perguntas e respostas) e é também disponibilizada uma linha de apoio ao migrante, com consultores disponíveis para atender cada caso.

Na página de entrada ainda está disponível informações a cerca dos temas mais procurados, como vistos e autorizações de residência, impostos e bolsas de emprego.

Nesta primeira fase de funcionamento, o Portal está disponível em português e inglês. Mas o governo já adiantou que haverá no futuro também versões em mandarim e em russo.

“Este novo portal corresponde à ideia de pôr os migrantes no centro da informação: quem o consultar, escolhe o seu perfil, de acordo com nacionalidade e o que quer fazer em Portugal, e o que lhe aparece é toda a informação adequada a esses critérios”, explicou o Alto-Comissário, Pedro Calado.

O Alto-Comissário para as Migrações revelou ainda que também estará disponível um novo ‘site’ da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), que permitirá “não só apresentar queixas ‘online’, como acompanhar a evolução das mesmas”, através do endereço www.cicdr.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »