Da Redação Com Lusa
O Governo Regional da Madeira anunciou o cancelamento das festividades do Carnaval de 2021, devido às medidas de contenção da pandemia de covid-19 em vigor, nomeadamente o distanciamento físico e a proibição de aglomerações.
“A decisão teve de ser tomada já, porque [a organização do Carnaval] impõe investimento por parte dos grupos, aquisição de roupas, aquisição de outros apetrechos”, refere o Secretário Regional do Turismo e Cultura, numa nota áudio enviada à agência Lusa.
Eduardo Jesus sublinha que a preparação do Carnaval não permite cumprir as orientações de segurança que estão em vigor.
“Estamos certos de que, com o aparecimento já de duas vacinas, este início de 2021 será o período privilegiado da vacinação, o que nos permite olhar para a frente com esperança e acreditar que será possível cumprir o resto do [calendário de festas] que temos já imaginado”, declarou.
O Carnaval é um dos maiores cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira e é marcado por dois grandes momentos: o desfile de trupes e o cortejo trapalhão.
De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira contabiliza 610 infecções ativas, num total de 1.687 casos confirmados desde 16 de março, e 14 óbitos associados à doença.
A Madeira iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19 no dia 31 de dezembro, no Hospital Central do Funchal Dr. Nélio Mendonça.
As 9.750 doses vão permitir vacinar 4.785 pessoas, num universo de 200 mil elegíveis na Região Autónoma da Madeira.
O Plano Regional de Vacinação Covid-19 estabelece três fases, a começar pela população mais idosa e pelos profissionais do sistema de saúde, público e privado, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.
A estimativa aponta que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase; outras 50 mil na segunda fase, e, por fim, 100 mil pessoas.
A campanha de vacinação arrancou no domingo em Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia.
A vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.