Da Redação
O embaixador da Representação Permanente do Brasil junto à CPLP, Gonçalo Mourão, inaugurou no Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SE-CPLP), no dia 21 de junho de 2018, um painel de azulejos doado pelo Governo Brasileiro.
A iniciativa celebra os 20 anos da CPLP, cuja data coincidiu com o início do exercício da presidência temporária do país no bloco. O painel foi concebido pelo artista plástico João Henrique Cunha Rego, especializado em azulejos, e intitula-se “Comunidade de Bandeiras”.
Durante o discurso, o embaixador Gonçalo Mourão explicou o significado do desenho das bandeiras “presente nos nossos países como um símbolo de festa, alegria popular, alegria comunitária e união das pessoas”.
As cores das bandeiras dos estados membros estão representadas, assim como a do logotipo da Organização lusófona.
A Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, agradeceu a oferta do Estado brasileiro membro à sede do SECPLP, aproveitando para afirmar que o “painel reveste-se de um simbolismo extremamente importante”, na medida em que as bandeiras são como “setas que simbolizam o nosso destino. Os nossos países estão juntos, a partilhar um caminho, um projeto comum.”