Por Luis Almeida
O Professor Dr. José Joaquim Gomes Canotilho e esposa Drª Ana Maria Canotilho visitaram, na quinta-feira 28 de julho, a Casa de Portugal de São Paulo participando do tradicional “Almoço das Quintas”, o ponto de encontro da comunidade luso-brasileira na capital.
O reputado constitucionalista português esteve de passagem em São Paulo para participar em jornadas organizadas pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Canotilho é catedrático da Universidade de Coimbra e membro do Conselho de Estado de Portugal, sendo considerado um dos intelectuais mais lúcidos da sociedade portuguesa.
Natural de Pinhel, onde continua a desenvolver o culto do vinho, alimentador de um universalismo de raiz portuguesa sem fronteiras, Gomes Canotilho respondeu ao desafio que lhe foi feito pelo Comendador Vasco de Frias Monteiro, diretor da entidade, manifestando a sua disponibilidade para, em próximas viagens, participar na vida cultural da Casa, aprofundando o dito de Pessoa, segundo o qual “tudo a vale a pena quando a alma não é pequena”.
Quando toda a mídia fala do sul da Europa como cenário de crises financeiras, Canotilho trouxe à Casa de Portugal um discurso otimista para Portugal e para o Brasil, elogiando a qualidade dos seus alunos brasileiros e afirmando que o desenvolvimento da cooperação entre os dois povos permitirá sair desta crise, como antes saímos de outras. Um discurso otimista que o Professor promete aprofundar em Setembro.
O casal Canotilho, na Biblioteca da Casa de Portugal, observaram a necessidade de uma atenção especial dos órgãos culturais portugueses para que enviem novas edições literárias à entidade, para atualização da mesma, assim como fazem ao Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.