Gestão em Saúde da Faculdade do ABC reforça intercâmbio com Portugal

Alunas da Faculdade de Medicina do ABC permanecerão por 2 meses em Coimbra para estágio na Escola Superior de Tecnologia da Saúde.

 

FacMedicinaABC_intercambio

Da Redação

Duas alunas do curso de Gestão em Saúde Humana da Faculdade de Medicina do ABC embarcaram para estágio de 2 meses na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), em Portugal. O intercâmbio de Cleonice de Almeida Pinto e Bianca da Silva Vasconcelos vai até o final de maio e reforça a parceria entre as instituições, que desde 2010 mantêm cooperação nas áreas de ensino e pesquisa.

Entre outubro e dezembro de 2013, os alunos da ESTeSC André Quiaios e José Nuno Domingues estagiaram na Medicina ABC e desenvolveram trabalhos científicos orientados pelo vice-diretor da FMABC e do curso de Gestão em Saúde Humana, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.

“A relação FMABC-ESTeSC tem gerado bons frutos, principalmente na construção do conhecimento, na elaboração de artigos e, principalmente, ao levar o nome da Faculdade de Medicina do ABC e sua expertise nas áreas de gestão em saúde humana e ambiental a congressos internacionais e a publicações expressivas. É a vitória de um curso novo, reconhecido e amparado pelo Conselho Regional de Química, cuja similaridade no Brasil só é encontrada em Minas Gerais, na Universidade Federal de Uberlândia”, destaca o professor de Gestão em Saúde Humana, Rogério Alvarenga.

As jovens brasileiras estão hospedadas em instalações para alunos no próprio campus da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. O programa de intercâmbio internacional entre a FMABC e a ESTeSC está sob responsabilidade do coordenador de Gestão em Saúde Humana, professor Odair Ramos da Silva, e do vice-diretor da FMABC, Dr. Fernando Fonseca. Em Portugal, a parceria é comandada pelos professores Nelson Leite Sá e Susana Paixão.

Entre os frutos mais recentes da parceria está a publicação de artigo científico nas edições eletrônica e impressa do “I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa” (http://www.uc.pt/fluc/gigs/geosaud), realizado entre 21 e 24 de abril na Universidade de Coimbra.

No conteúdo, o artigo “Comparação entre cidades Portuguesas e Brasileira em relação à poluição luminosa”, fruto de investigação conjunta entre a ESTeSC e FMABC. “Agradecemos todo o acolhimento. Estes períodos de intercâmbio têm sido motivo de alegria e orgulho. Receber vossos alunos, tão educados, bem dispostos e ansiosos por aprender é um imenso prazer. Esperamos continuar a zelar por estas parcerias profícuas, que aproximam a saúde ambiental dos dois povos”, deseja o professor português Nelson Leite Sá.

Parceria internacional

O início da cooperação entre FMABC e ESTeSC ocorreu em novembro de 2010, quando os professores Odair Ramos da Silva e Fernando Luiz Affonso Fonseca conquistaram em Coimbra o título de melhor pôster do “Congresso Internacional de Saúde Ambiental”. O trabalho faz correlação entre poluição atmosférica e alterações em exames hormonais sexuais em pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades da FMABC.

Em fevereiro de 2011 foi a vez do professor da ESTeSC, Nelson Leite e Sá, vir ao Brasil para evento do curso de Gestão em Saúde Humana. O convidado ministrou palestra sobre a experiência de Portugal na formação do profissional de Saúde Ambiental e a cooperação do país com o Brasil. Também passou o dia no campus universitário em Santo André, onde conheceu a dinâmica do curso, laboratórios de ensino, pesquisa e demais setores da FMABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »