Por Odair Sene
O presidente Franhklin Antero de Sá Pereira – o popular “Anterinho” – juntamente com sua diretoria, recepcionou no último dia 12 de março, nada menos que 500 convidados, mesmo em um domingo de muita chuva, para uma grande festa em louvor a São Martinho – padroeiro de Gebelim: uma antiga aldeia do município de Alfândega da Fé, que em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, foi agregada à freguesia de Soeima, para formar uma nova freguesia denominada “União das Freguesias de Gebelim e Soeima” da qual é sede.
Como em São Paulo vivem muitos gebelinenses, antigos representantes fundaram em 13 de dezembro de 1992, a entidade que hoje segue firme na representatividade de toda a gente oriunda daquela região, porém agora com total apoio da comunidade portuguesa de São Paulo, do Conselho da Comunidade representado pelo presidente Dr. Manuel Magno e órgãos representantes da diplomacia como o Consulado de Portugal, nesta tarde representado pelo Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques e pelo Cônsul Geral, o Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva.
Com cardápio (farto) e grandemente elogiado pelo público, o destaque foi o “Bacalhau à São Martinho” e o suculento “Escondidinho de Bacalhau” (com outras opções e frutas da época), o público curtiu o ambiente familiar e festeiro (e bastante chuvoso) com apresentação do animadíssimo Grupo Folclórico Raízes de Portugal (apresentado no palco por Albino Vieira) com presença de representantes de outras (várias) casas regionais como Casa do Minho, Poveiros, Casa Ilha da Madeira, Casa de Portugal SP, etc..
Ao Mundo Lusíada, o presidente Franhklin comentou que a Comunidade Gebelinense realiza apenas quatro eventos por ano. Este evento é em louvor a São Martinho, Padroeiro de Gebelim, depois haverá outra festa no mês de setembro em homenagem ao Padroeiro da Comunidade local que é São Bernardino de Sena, mas já em maio tem festa de N.S. de Fátima.
“Nós temos uma média de 500, 600 pessoas por festa. Procuramos aproximar as demais comunidades e grupos folclóricos e todos que gostam da nossa cultura”, disse ele se referindo também aos moradores próximos da sede localizada na Serra da Cantareira em Mairiporã.
Para este evento, a casa preparou 300k de bacalhau e, segundo o presidente, as senhoras da cozinha que preparam e servem a comida são “o carro-chefe” dessa casa tradicional portuguesa: “É o carro chefe, o cartão de visitas, elas que mandam, a gente pensa que manda mas quem manda aqui são elas, se não fosse elas (departamento feminino) isso aqui não existia”, disse o Anterinho que segue à frente da diretoria com o Toninho Loureiro como vice, o Thiago Rodrigues o tesoureiro, e a Lúcia (irmã do Carlos Albano que foi também presidente) é a secretária da diretoria.
“Nós aqui procuramos mesclar nossas gestões entre os membros mais antigos com os mais novos, para conversarmos melhor com as gerações e assim mantermos nossa entidade sempre ativa”, referiu.
Divulgando sua próxima festa, a Comunidade Gebelinense realiza em 21 de maio uma grande festa dedicada à Nossa Senhora de Fátima, com procissão de rosas e no palco apresentação folclórica da Casa de Portugal de SP.
O Cônsul Geral António Rodrigues falou com o Mundo Lusíada elogiando a entidade onde esteve pela primeira vez. “É uma das mais notáveis associações portuguesas de São Paulo, muito satisfeito em estar aqui, e acho extraordinário ver aqui tanta gente, portanto um sinal de grande vitalidade para nossa comunidade”, disse ele prometendo que – quando for a Portugal – vai lá conhecer a região. “Com certeza estarei aqui muito mais vezes”.