Da Redação
Durante os dias 27, 28 e 29 de setembro aconteceu a 3ª edição da ProWine em São Paulo, que reuniu os principais responsáveis do setor de Vinhos e Bebidas do mercado brasileiro e contou com a presença de 8.000 visitantes. Os Vinhos de Portugal participaram com um estande coletivo da marca, com 2 ilhas que reuniram mais de 46 produtores.
O cenário do consumo de vinho dos brasileiros é extremamente promissor, o índice de consumo per capita chegou aos 2,64 litros. Em 2021, a ViniPortugal exportou 73 milhões de euros, que representou um crescimento em valor de 8,4% no mercado e isso se dá ao grande fluxo de turistas que vão a Portugal, experimentam a gastronomia, cultura, vinhos, e depois querem compartilhar.
Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), apenas entre 4 de junho e 3 de agosto de 2022, 300 mil turistas brasileiros entraram no país.
Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume.
“Nós exportamos 73 milhões de euros em 2021, isso são 26 milhões de litros de vinho. Em valor crescemos 8,4%, em volume mais de 5,5%, e isso é um bom indicador, porque quer dizer que vendemos melhor e estamos crescendo mais em valor”, pontua a Diretora de Marketing da ViniPortugal, Sónia Vieira.
O Brasil, por sua vez, é um dos maiores e mais importantes mercados para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e em volume. Em termos nacionais, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 3° maior país importado, perdendo apenas para o Chile e Argentina, com 18% do Market Share, segundo dados do Grupo Serpa.
Na ProWine tiveram diversos fóruns com palestras e workshops com diversos especialistas do ramo, com temas importantes para a indústria, como a sustentabilidade, o mercado ilegal de bebidas, tendências da indústria, além de diversas masterclasses, e os Vinhos de Portugal não ficaram de fora.
No segundo dia do evento, a marca apresentou um fórum com os vinhos que foram selecionados como os melhores de Portugal no ano de 2022, no concurso realizado no país luso com um júri extremamente qualificado para tal missão. O fórum foi apresentado pelo Carlos Cabral, um dos maiores críticos de vinhos brasileiros, que está muito ligado ao Vinho do Porto, onde a sala estava cheia, por ele ser um catalisador de pessoas querem obter conhecimento sobre o mundo dos vinhos.
A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal foi criada em 2010 e tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais, por meio do desenvolvimento e execução de estratégias, sendo a ViniPortugal a entidade gestora.