Da Redação
Com Lusa
A Galp Energia confirmou em 29 de setembro a descoberta de petróleo leve após a perfuração do terceiro poço na zona do Carcará, a cerca de 226 quilômetros do litoral do Estado de São Paulo, no Brasil.
Numa informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia adianta que “a perfuração do terceiro poço na área de Carcará, confirmou a descoberta de petróleo leve e a extensão para oeste da descoberta de Carcará no pré-sal da bacia de Santos.
A Galp indica que o poço, informalmente conhecido como Carcará Noroeste, está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Carcará, a cerca de 226 quilômetros do litoral do estado de São Paulo, a 5,5 quilômetros a noroeste do poço pioneiro e a uma profundidade de água de 2.024 metros.
“O poço atingiu o topo do reservatório a uma profundidade vertical de 5.869 m abaixo do nível do mar e comprovou a existência de excelentes reservatórios carbonáticos contínuos de petróleo de boa qualidade na camada de pré-sal”, refere a Galp, salientando que o poço identificou uma coluna de petróleo de c.318 m sendo que não foi encontrado o contato petróleo-água”.
De acordo com a empresa, este é o terceiro poço perfurado pelo consórcio na área de Carcará, com os dados de pressão e qualidade do petróleo obtidos a confirmar a extensão para oeste das descobertas dos poços.
Segundo o PAD, o consórcio está a preparar um teste de formação (DST) na área de Carcará Norte para avaliar a produtividade do reservatório, cujo início está iminente.
O Plano de Avaliação da descoberta de Carcará, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está previsto terminar em março de 2018.