Da Redação
Com Lusa
A Galp Energia anunciou em 18 de novembro mais uma descoberta de petróleo no mar do Brasil, na área de Pitu Norte da bacia de Potiguar, num consórcio em que a petrolífera portuguesa detém 20%.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia informa que “a perfuração do poço de extensão Pitu Norte confirmou a descoberta de petróleo na área de Pitu (Bloco BM-POT-17), em águas profundas da bacia de Potiguar”, adiantando que a descoberta de crude na área de Pitu foi inicialmente comunicada ao mercado a 17 de dezembro de 2013.
“O poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como Pitu Norte, é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu, a cerca de 60 quilómetros do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, e a uma profundidade de água de 1.844 metros, com profundidade final de 4.200 metros”, acrescenta.
A Galp Energia refere ainda que a descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de resultados de pré-testes, “sendo que as amostras de fluido obtidas no poço serão posteriormente analisadas em laboratório”.
A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-POT-17, cabendo as restantes participações à Petrobras (40%) e à BP (40%).