Da Redação
A Superbrands, organização internacional que se dedica à promoção e reconhecimento das Marcas de excelência, distinguiu, no início de dezembro, as 34 Marcas Superbrands no mercado português.
Eleitas pelos consumidores e pelo Conselho Superbrands, composto por um grupo de 15 influentes personalidades representativas das áreas de comunicação e marketing, as chamadas “Marcas de Excelência” receberam os respectivos galardões num evento no Lisbon Secret Spot, em Lisboa.
As 34 “Marcas de Excelência” que passam a ser reconhecidas nacional e internacionalmente como marcas dominantes neste mercado, e que vão figurar no livro Superbrands Portugal 2015 são: American Express, Ambar, Avon, Bimby, BPI, Branca de Neve, Caixa Geral de Depósitos, Cartuxa, Clinique, Chicco, Continente, CTT, EDP, Expresso, Lidl, Millenium BCP, MEO, Mercedes, Montepio, Multibanco, Oriflame, Remax, RFM, RTP, Sapo, SIC, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Tranquilidade, TSF, Visão, Vista Alegre e Worten.
A última Marca a ser reconhecida, distinguida com o Prêmio de Solidariedade Superbrands®, numa iniciativa conjunta entre a organização e a RTP+, foi a Operação Nariz Vermelho, uma organização de solidariedade social que se destacou pela adoção de boas práticas na sua gestão de Marca.
“A Superbrands Portugal orgulha-se de, pelo décimo ano consecutivo, reconhecer e distinguir os produtos ou serviços de Excelência. O que pretendemos fazer é captar a visão destas marcas de forma holística e procurar que elas sejam distinguidas independentemente o motivo pelo qual elas conseguem estar no coração dos consumidores”, afirma Pedro Diogo Vaz, Senior Partner da Superbrands Portugal.
O Conselho Superbrands® Portugal 2014 é composto por: Ana Paula Moutela (Diretora-geral do Grupo INDITEX); Beatriz Rubio (CEO da Remax Portugal); Carla Vidal Marques (Directora de Marketing da Meo); Cristina Viegas e Costa (Diretora Comercial da RTP); Filipa Remígio (Diretora de Marketing da Artisana); Francisco Viana (Diretor central de Comunicação e Marca na CGD); João Lobo (Diretor de Marketing da RFM); Jorge Aguiar (Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz); José de Lemos Quintela (Presidente da APECOM); Manuela Botelho (Secretária-geral da APAN); Maria Inês Simas Figueiredo (Diretora de Sponsorship & Activation da Coca-Cola); Nádia Reis (Diretora de Relações-públicas e Ativação do Continente); Pankaj Parshotam (Diretor de Marketing Corporativo da Samsung); Pedro Dionísio (Professor Universitário) e Pedro Pimentel (Diretor-geral da Centromarca).
Portugal 50ª marca mais valiosa
Um outro estudo mostra que a marca Portugal é a 50ª mais valiosa do mundo. Um estudo da consultoria Brand Finance, que avalia e e valoriza marcas, divulgou que Portugal subiu no ranking de 100 países. Ano passado Portugal estava na 51ª posição, e portanto termina este ano subindo e tendo a sua marca a valer 92 mil milhões de euros.
“Esta melhor performance é explicada, essencialmente, pelo melhor outlook da economia portuguesa e pelo turismo, que voltou a registar um bom desempenho, vindo paulatinamente a conseguir comandar um price premium superior, em particular na hotelaria”, explicou ao Diário Económico João Baluarte, partner ibérico da consultora Brand Finance, responsável pelo estudo ‘BrandFinance Nation Brands’.
No topo da lista está ainda os Estados unidos bem à frente do segundo colocado, seguido de China, Alemanha, Reino Unido, Japão e Canadá.