Da Redação
O Gabinete Português de Leitura é um dos pontos de arrecadação para recebimento de donativos para vítimas das chuvas que ocorreram em Pernambuco, e que já deixou 106 mortos.
Para ajudar, pode-se doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama, na sede do GPL (na Rua do Imperador II, 290 Santo Antonio – Pernambuco).
As buscas por pessoas desaparecidas, após deslizamentos e enxurradas, foram retomadas nesta quarta-feira (1º) em seis áreas de buscas e resgates. De acordo com o Comando e Controle Regional do estado (CICCR), 11 pessoas ainda não foram localizadas.
As forças de segurança pública e defesa social já tem os nomes de nove das 11 pessoas ainda não localizadas. As outras duas têm, por base, “relatos imprecisos” que dificultam a identificação, divulga Agencia Brasil.
As chuvas que resultaram na situação assolam o estado desde o dia 25 de maio. Segundo o centro de comando, 403 profissionais – na maior parte, bombeiros e integrantes da Defesa Civil e militares das Forças Armadas – estão na região, reforçando as ações de busca.
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado montou, em sua sede, uma estrutura de apoio às cidades que decretaram situação de emergência. O objetivo é orientar os municípios no preenchimento do Sistema Integrado de Informações de Desastres, para que tenham acesso aos recursos e apoio estadual e federal. A Codecipe fica na Avenida Cruz Cabugá, 1211 – Santo Amaro.
De acordo com os dados compilados pela Central de Operações da Codecipe, 6.650 pessoas estão desabrigadas no Estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso meteorológico, uma vez que persistem instabilidades no Oceano Atlântico que favorecem pancadas de chuvas isoladas, com intensidade moderada na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata nesta quarta-feira.
Devido à instabilidade do terreno nas áreas colapsadas, as equipes atuam com restrições ao uso de maquinário para escavação. O trabalho da tropa é realizado, em grande parte, de forma manual e com pausas nos momentos de chuvas, por questão de segurança.
As tropas nacionais estão mobilizadas pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), sob a coordenação da 7ª Divisão de Exército. Esses militares estão atuando em auxílio aos órgãos de Segurança Pública e da Defesa Civil, em operações de buscas realizadas de dia e de noite pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, pelo 7º Grupo de Artilharia de Campanha e pelo 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.