G20: As prioridades brasileiras são as prioridades portuguesas – embaixador

Por Ígor Lopes

“A expetativa é que as três prioridades definidas pela presidência brasileira recebam endosso dos líderes presentes”. É o que espera o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, sobre a realização da reunião do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. O encontro vai contar com a participação de Portugal como país convidado, através de uma comitiva liderada por Luís Montenegro, primeiro-ministro português. O foco da cimeira é “discutir a aliança global contra a fome e a pobreza, grande bandeira do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula Da Silva”.

“Portugal entrou no G20 pela mão do Brasil. Foi a primeira vez que tal aconteceu, e sentimo-nos privilegiados por termos sido convidados por um país com o qual temos relações únicas. É de assinalar que temos participado ativamente em todos os eventos. (…) Significa que as nossas relações se encontram num momento de excelência”, frisou Faro Ramos, que, nos últimos meses, acompanhou de perto a participação das autoridades portuguesas nas reuniões de preparação do encontro, tendo como base temas diversos.

O embaixador português ressaltou ainda que, em relação aos temas que mais merecem a atenção de Portugal neste momento, tendo em vista o encontro do G20, “as prioridades brasileiras são as prioridades portuguesas”.

Recorde-se que o G20 é um dos principais fóruns internacionais sobre cooperação económica e desenvolvimento internacional. Foi estabelecido em 1999 e inclui, desde 2008, uma Cimeira anual, com a participação dos respetivos Chefes de Estado e de Governo.

Os membros do G20 são: EUA, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, Índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia e, ainda, a União Europeia e a União Africana e representam as maiores economias, compondo cerca de 85% do PIB mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de 2/3 da população mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *