Por Odair Sene
O Grupo Folclórico da Associação Atlética Portuguesa Santista realizou uma grande festa dia 31 de maio na sede do clube, em Santos, quando recebeu um grande público, teve apresentação especial do seu grupo e, como convidado, recebeu o co-irmão Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Campinas, que é ensaiado e apresentado pelo folclorista José Correia.
O Grupo aniversariante completou seu sexto ano de fundação, com agradecimentos especiais ao saudoso fundador Alexandre Monteiro Albano (falecido) por todos os folcloristas, especialmente pelos filhos Marco Albano (diretor do grupo, apresentador e coordenador de eventos) e seu irmão Emerson Albano (diretor de folclore).
Diversos agradecimentos foram feitos e com algumas homenagens e reconhecimentos nesta noite. Como para a ensaiadora Ana Luiza Rodrigues (há cinco anos no grupo), ao diretor Sergio Ruiz (social) e ao Marciel Turioni (vice de futebol do clube).
Os irmãos Albano comandaram toda a cerimônia, o protocolo de homenagens a apresentação, e lembraram bastante da trajetória de vida deste jovem grupo. “Nós começamos com dois casais, e temos hoje em torno de 38 componentes com inúmeras apresentações em nossa região, em outras cidades e em vários estados”, disse ao Mundo Lusíada o diretor Marco Albano.
Depois da apresentação muitíssima aplaudida pelo público. Esteve se apresentando o grupo convidado da Casa de Portugal de Campinas, com um repertório bastante diversificado terminou sua apresentação já depois de meia noite, quando os aniversariantes retornaram à frente para o tradicional parabéns, com direito a bolo, bexigas coloridas e papel picado.
“Nosso sexto ano foi bem comemorado, graças a Deus. Estamos mantendo as tradições portuguesas e ainda nos divertindo. É dia de comemorar”, disse ao Mundo Lusíada o diretor Emerson Albano.