Por Igor Lopes
Sob o tema “Rio de Janeiro: Ontem, Hoje e Amanhã”, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro promoveu, no dia 2 de outubro, um almoço-palestra mediado pelo engenheiro Francis Bogossian, presidente da Associação das empresas de Engenharia do Rio de Janeiro, que abordou assuntos como a infraestrutura no Rio do passado, presente e a de um futuro promissor. Grandes obras em todas as regiões da cidade serviram de exemplo para demonstrar o momento de expansão do município.
“São cinco milhões de metros quadrados que estão sendo revitalizados ou construídos no centro da cidade. As obras do Porto Maravilha não são mais um sonho distante, elas viraram realidade”, afirmou Bogossian, que sublinhou que “esses eventos vão deixar um legado importante para os cariocas”, já que, segundo ele, “dois bairros vão ser criados até 2016, o primeiro na Barra da Tijuca e, o seguinte, em Deodoro, ambos na zona oeste”.
A instalação de BRT’s pela cidade, obras da linha 4 do metrô e o projeto de criação de uma linha que ligará as cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói na região metropolitana foram os destaques durante a palestra. De acordo com Francis, esse era um sonho antigo da cidade. “Esses projetos estão engavetados há mais de dez anos, só agora com o apoio do Governo Federal foi possível coloca-los em prática”, disse este responsável.
Durante a abordagem sobre a segurança pública, Francis disse acreditar que as favelas do Rio de Janeiro vão passar por novas modificações.
“Depois da pacificação de grande parte das comunidades cariocas, o próximo passo é ampliar o projeto de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e revitalizar esses locais, levando saneamento básico, transporte, saúde pública de qualidade, além de áreas de lazer em curto prazo”, avalia Francis.
O engenheiro e professor Francis Bogossian é presidente do Conselho de Administração da Geomecânica S/A, empresa de engenharia, fundada por ele em 1972. Presidente da AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro e do Clube de Engenharia, é assessor da Presidência da Fundação CESGRANRIO e vice-presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.