Fundação do São Paulo FC

Canindé. Foto Arquivo / Luiz Nascimento

Por Adriano Augusto da Costa Filho

 

O Clube Atlético Paulistano terminou a equipe de futebol no ano de 1930 e a Atlética das Palmeiras também em 1930. Os torcedores dos dois clubes resolveram fundar um clube em São Paulo e em maio de 1930 fundaram o São Paulo F.C. o qual tinha o campo no fim da Av. Tiradentes, cujo bairro era conhecido como “Floresta”, então esse clube era conhecido também como São Paulo F.C. da Floresta.

Porém também esse São Paulo F.C. fechou as portas em maio de 1935. Sendo que, houve uma reunião gigantesca em 16 de dezembro de 1935 na Rua 11 de Agosto 09-A, no centro de São Paulo, nos escritórios dos advogados Manoel do Carmo Mecca e Julio Meca, e foi resolvido fundar um novo São Paulo F.C. com o mesmo nome do anterior clube e o distintivo também, portanto o novo e atual São Paulo F.C. foi fundado em 16/12/1935.

Como existiu no Bairro do Canindé um “Clube Alemão” e o Presidente do Brasil, Getúlio Vargas em 1942, resolveu decretar que todos os clubes que tinham nomes de formação de países do eixo Alemanha, Itália, Japão e Portugal, os quais apoiavam a Alemanha, o Clube Alemão do Canindé o seu Presidente era o Vice-Presidente do São Paulo F.C. e ordenou que o Clube Alemão fizesse uma fusão com o São Paulo F.C. o que foi feito e assim o campo do Clube Alemão à beira do Rio Tietê passou para o São Paulo F.C. o famoso Canindé.
Como a Diretoria do São Paulo F.C. nos anos de 1960 resolveram adquirir um terreno no Bairro do Morumbi, com a venda do clube no Canindé para uma empresa, e essa empresa depois mais tarde vendeu o Campo do Canindé para a Associação Portuguesa de Desportos, o São Paulo F.C. começou a construir o Estádio do Morumbi, e com a venda de cadeiras cativas e títulos para associados e assim sendo toda a parte do futebol e associativo passou para o Morumbi.

Hoje em dia no bairro do Canindé tem alguns clubes, como Estrela do Pari, onde joguei futebol na minha juventude, e também o Clube Serra Morena F.C. e muitos deles usam em seus distintivos semelhanças com clubes da elite do futebol e isso é muito natural.

Portanto, essa é uma pequena história a respeito da fundação desses clubes.

 

 

Por ADRIANO DA COSTA FILHO
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa, Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes/Ceará, Associação Portuguesa de Escritores/Lisboa, e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *