Francisco Seixas da Costa, sobre eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas

Por Francisco Seixas da Costa,Embaixador de Portugal no Brasil

 

No dia 27 de Abril, tem lugar no Brasil a eleição dos representantes da Comunidade portuguesa ao Conselho das Comunidades Portuguesas.

Com esta escolha, os Portugueses residentes no Brasil têm o ensejo de designarem algumas personalidades capazes de levarem até junto do seu Governo os seus legitimos interesses e preocupações, em especial no tocante à formulação das políticas que directamente os afectem.

Por razões que se prendem com circunstâncias locais bem conhecidas, e que foram objecto de oportuna divulgação junto da generalidade dos meios de comunicação social, as eleições dos representantes no Brasil tem lugar numa data diferente do resto do mundo.

A definição desta nova data ficou a dever-se à intenção da Embaixada de Portugal de garantir uma votação o mais expressiva e representativa possível. Infelizmente, a grande dimensão do território brasileiro e as limitações das nossas estruturas consulares não permitiram, como seria desejável, montar uma rede de postos de votação mais abrangente.

Espera-se, contudo, que desta definição de vontade dos cidadãos portugueses que possam e queiram aceder às mesas de voto que foi viável montar, cuja distribuição foi amplamente divulgada, até pelos próprios candidatos, venha a resultar a escolha de representantes activos e empenhados, que possam dar voz aos anseios da Comunidade portuguesa no Brasil.

Pela parte da Embaixada, os futuros eleitos poderão contar, como os anteriores sempre contaram, com uma cooperação determinada para os ajudar a cumprir os seus objectivos. A Embaixada de Portugal será, naturalmente, um seu aliado seguro para tudo quanto possa representar a promoção e defesa dos interesses dos Portugueses no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *