Foz do Iguaçu, 2ª cidade mais visitada por estrangeiros, cresce no turismo de negócios

Em sua 8ª edição, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu ocorre entre os dias 12 e 14 de junho, com um espaço de exposição 30% maior do que o do ano anterior.

 

Da Redação

FozIguacu_PROs números que a cidade de Foz do Iguaçu vem colecionando nos últimos anos só alegram entidades municipais, estaduais, empresários e o setor de turismo da região. Tendo ultrapassado a casa dos 1,7 milhões de turistas que passaram pelo Aeroporto Internacional das Cataratas do Iguaçu em 2012, a cidade acaba de ser eleita, pela ICCA (sigla internacional que em português significa Associação Internacional de Congressos e Convenções) a 4ª cidade mais procurada para eventos de negócios, perdendo apenas para as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Para o turismo de lazer, Foz do Iguaçu é a segunda cidade do Brasil, mais visitada por turistas estrangeiros.

Privilegiada por sua localização geográfica, fazendo divisa com os vizinhos Argentina e  Paraguai e oferecendo ao mundo uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza – as Cataratas do Iguaçu – a cidade de Foz do Iguaçu oferece uma série de atrativos. No Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as mais de 275 quedas d’água das Cataratas, por exemplo, passaram mais de 1,5 milhões de turistas no fechamento do ano passado, 2012. Destes, quase meio milhão esteve também conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu, além do número considerável de turistas que passam ainda pelo Parque das Aves, Mesquita Muçulmana, Templo Budista, Refúgio Biológico e Ecomuseu, entre outros lugares.

Entre todos estes atrativos que Foz do Iguaçu oferece aos turistas, um evento em especial foi ganhando repercussão nacional e internacional e se consolidando como um ponto de encontro dos players do turismo da América Latina: o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece, há sete anos consecutivos. Em sua 8ª edição, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu ocorre entre os dias 12 e 14 de junho, no Hotel Rafain Palace, com um espaço de exposição 30% maior do que o do ano anterior. “O Festival de Turismo das Cataratas vem crescendo na faixa de 15% ao ano e, em 2013, superou a nossa expectativa, com um crescimento ainda maior para o espaço de exposições, nos obrigando, positivamente, a ampliar nossa área de stands, com um espaço que batizamos de “Expocenter 3″; uma área a mais do que a que ofertamos aos participantes em 2012”, orgulha-se Paulo Angeli, presidente do Festival.

Este ano o Festival de Turismo terá mais eventos em sua programação, além dos que estão ocorrendo pela primeira vez, como o Seminário Latino Americano de Turismo de Fronteiras, e uma palestra especial realizada por equipe técnica do Itamaraty, sobre o novo programa criado pelo Ministério das Relações Exteriores que visa facilitar as exportações dos empresários brasileiros de todos os setores.

Além destes, ocorrem ainda: o VII Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que premia trabalhos de acadêmicos dos cursos de Turismo da região; a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, que reúne cooperativas, agricultores familiares e aldeias indígenas, que apresentam seus produtos; o Encontro de Negócios do Sebrae, que promove rodadas de negócios entre operadores e destinos brasileiros; o Fashion Inclusivo, que é um desfile de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência, promovendo a inclusão social de jovens especiais, além de diversas reuniões de conselhos, secretarias de turismo, associações e dirigentes de entidades do setor de turismo, encontro de jornalistas, blogueiros, coletivas de imprensa e uma famtour com algumas das maiores operadoras do Brasil.

Entre os expositores e participantes do Festival de Turismo deste ano estão a rede hoteleira de Foz do Iguaçu e região, e ainda representantes dos vizinhos do Paraguai e Argentina, com hotéis de todas as categorias, spas & resorts, e até um hostel; categoria que tem sua estreia no Festival de Turismo, com o lançamento para os próximos meses do primeiro hostel design da tríplice fronteira, uma nova modalidade de estadia que já se consagrou nos últimos cinco anos pela Europa e Estados Unidos, oferecendo ao turista o conforto e a comodidade de hotéis padrão upscale, associado a custos mais modestos de hospedagem. Além dos hotéis, atrativos e passeios da região trinacional também estão presentes na feira, bem como agências e operadoras de turismo, sindicatos, associações, secretarias de turismo, conventions bureau, inclusive os dos vizinhos latino-americanos e ainda, os ministérios de turismo do Brasil, Argentina, Paraguai e, este ano, do Uruguai.

“Nesta 8ª edição do Festival, temos cinco representantes latino-americanos em nosso evento: Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia”, sinaliza Angeli, que complementa: “Foz do Iguaçu está praticamente no centro da América Latina e possui uma forte vocação para o turismo receptivo. Fazemos aqui no Festival a grande oportunidade do ano para os agentes, operadores, destinos e os demais players do setor de turismo se encontrarem e fazerem negócio, além dos vários momentos de confraternização que organizamos para eles, como o Arroz e o Feijão Amigo; dois eventos tradicionais no setor do turismo e que todos que estão há alguns anos na área esperam por eles o ano todo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *