Da Redação
O fotógrafo brasileiro Cristiano Mascaro lança nesta terça-feira o livro “Monumentos de Portugal”. Patrocinada pela EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia elétrica, a obra traz ensaios fotográficos sobre alguns dos mais importantes marcos arquitetônicos de Lisboa.
A edição traz o olhar do artista a respeito de um país que representa parte significativa das raízes brasileiras. O projeto oferece ao leitor uma história da arquitetura portuguesa, apresentando ao mesmo tempo um rico trabalho artístico e importante fonte de pesquisa sobre as estreitas relações entre as culturas de Brasil e Portugal.
No livro pela BEĨ Editora, o fotógrafo Cristiano Mascaro revela a arquitetura portuguesa histórica e contemporânea através de uma primorosa seleção de imagens do patrimônio do país, contrapondo passado e presente.
Mascaro percorreu Portugal registrando não apenas os monumentos grandiosos que se espalham pelo país, mas também as construções anônimas com as quais se deparou em seu percurso. A abertura da obra traz ainda uma apresentação do arquiteto português Álvaro Siza e um ensaio do sociólogo José de Souza Martins.
Neste que é um dos laços que aproximam o Brasil de Portugal, a arquitetura portuguesa é encontrada em muitas brasileiras, em casas, igrejas e monumentos. E alguns registros sublinham essa proximidade: as paredes azulejadas do claustro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, trazem um retrato raro e detalhado da cidade de Lisboa anterior ao terremoto de 1755. Da mesma forma, o Palácio do Comércio de São Luís do Maranhão uma pintura que revela as cores originais da Praça do Comércio lisboeta, segundo o autor.
A obra Monumentos de Portugal é lançada dia 13, às 19 horas na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.