Fórum pela Democracia promove debate sobre as constituições portuguesa e brasileira em parceria com a Casa de Portugal de São Paulo

Foto Divulgação

Da Redação

 

Em comemoração aos 50 anos da Revolução dos Cravos, que se completa neste dia 25 de abril, o Direitos Já! Fórum pela Democracia promoveu no último 4 de abril, na Casa de Portugal (SP), o debate Constituição Portuguesa de 1976 e sua influência na Constituição Brasileira de 1988, com a participação do Professor Doutor Pedro Serrano e do Professor Doutor Marco Antonio Marques, e mediação da Professora Doutora Eunice Prudente.

Em 1974, uma série de protestos em Portugal, conhecida como Revolução dos Cravos, levou ao fim a ditadura salazarista com a retomada da democracia, consagrada na Constituição Portuguesa de 1976.

Em 1977, quem iniciava o processo de retomada democrática era o Brasil, com a reabertura do Congresso Nacional. Entretanto, aqui a Constituição Cidadã só seria formulada em 1988.

O debate abordou os principais avanços sociais de cada constituição e as garantias democráticas constantes em cada uma, destacando a influência da Constituição Portuguesa de 1976 para a Constituição Brasileira de 1988.

A abertura dos trabalhos coube ao Presidente da Casa de Portugal Comendador Antonio Ramos e ao Coordenador-geral do Direitos Já! Fórum pela Democracia Fernando Guimarães. Também fizeram uso da palavra o Consul Geral Adjunto do Consulado de Portugal em São Paulo Jorge Longa Marques, e a coordenadora adjunta da coordenadoria de Relações Internacionais do Direitos Já! Luisa Moura.

Ao final, a cantora Letícia Ferreira apresentou a canção Grândola Vila Morena, que foi a senha para o início da Revolução dos Cravos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »