Da Redação
As relações entre literatura, arte e política serão discutidas durante a 10ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, em Minas Gerais. O principal objetivo é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal, além do intercâmbio com países latino-americanos e outros de origem latina, solidificando a interação entre estas nações.
O evento, já consagrado como um dos mais importantes do gênero no país, será realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, com o tema “Escritas em Transe”, e reunirá um número recorde de atrações, debates, apresentações teatrais e outras atividades gratuitas, que tomarão conta da cidade histórica mineira.
O Fórum das Letras é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o objetivo de estimular o diálogo entre autor e público participante, contribuindo para a difusão da produção literária e editorial brasileira.
Entre os autores internacionais confirmados para esta edição, está a renomada escritora portuguesa Lídia Jorge que irá participar de um debate no dia 31 de outubro, sob a mediação de Leonardo Tonus, consagrado professor de Literatura Brasileira. Esta presença conta com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e com apoio institucional da Embaixada de Portugal no Brasil, que nas edições anteriores apoiaram a vinda do poeta Fernando Pinto do Amaral e do escritor, Francisco José Viegas.
Ao longo de cinco dias, serão recebidos cerca de 100 convidados, que participarão de seis diferentes atrações: Programação Principal, Ciclo Jornalismo e Literatura, Fórum das Letrinhas, Ciclo de Debates e #DasLetras, novo espaço dedicado especialmente para o público jovem. Paralelamente, será realizado também o Fórum das Letras Jurídicas, organizado pelo curso de Direito da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.
O Fórum das Letras contará, ainda, com exposições, espetáculos musicais, apresentações teatrais e outras intervenções artísticas. Toda a programação do evento pode ser conferida em: www.forumdasletras.ufop.br. Atores e cantores, como Adriana Calcanhoto, também participam do evento.
Lídia Jorge
Nascida em Loulé (Algarve), Lídia Jorge licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa, tendo sido professora do Ensino Secundário 1 2. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da Guerra Colonial. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e integrou o Conselho Geral da Universidade do Algarve.
A publicação do seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios (1980) constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da Literatura Portuguesa. Seguiram-se os romances O Cais das Merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984), ambos distinguidos com o Prêmio Literário Município de Lisboa.
Foi com A Costa dos Murmúrios (1988), livro que reflete a experiência colonial passada em África, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das Letras portuguesas. Escreveu diversas obras e recebeu muitos prêmios em Portugal e no exterior.
Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas, além de ser objeco de estudo nos meios universitários portugueses e estrangeiros.
SERVIÇO
Fórum das Letras de Ouro Preto – Ano 10
De 29 de outubro e 2 de novembro
www.forumdasletras.ufop.br