Da Redação
A Prefeitura de Fortaleza e o Município de Ferreira do Alentejo, sul de Portugal, assinaram um Pacto de Amizade e Cooperação que contempla o incremento das relações turísticas e econômicas entre o Ceará e a região portuguesa do Alentejo.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deu a maior importância ao ato de amizade luso-brasileira, tendo estado presente na assinatura do pacto, que se realizou no dia 13 de março, antes de um jantar com prova de vinhos portugueses, que decorreu num restaurante da Aldeota, próximo à Praça Portugal em Fortaleza.
Pelo município português esteve presente Hélder Guia, diretor do Centro de Desenvolvimento Econômico e Captação de Investimento para Ferreira do Alentejo, que nos últimos dias esteve à frente da delegação portuguesa em contatos com várias instituições públicas e particulares do Ceará.
Turismo e trocas comerciais
O acordo de cooperação tem o objetivo de facilitar as trocas comerciais e ampliar o fluxo turístico e de negócios entre a Prefeitura de Ferreira do Alentejo e Fortaleza.
Ferreira do Alentejo, que tem as suas extensas planícies dedicadas ao agronegócio e ao enoturismo, tem uma área de 650 quilômetros quadrados, cerca do dobro da área de Fortaleza, mas conta somente com 8200 habitantes, enquanto a cidade brasileira tem 2,5 milhões de habitantes. A região do Alentejo ocupa 32 quilômetros quadrados, sendo composta por 58 prefeituras.
Hélder Guia destacou as potencialidades da região, em particular as suas infraestruturas logísticas, designadamente o Porto de Sines, um dos maiores da Europa (e o mais próximo do Brasil no velho Continente), e os aeroportos do Alentejo, inaugurado em 2011, na cidade de Beja, e de Lisboa. As infraestruturas são importantes para a atração de investimento, não só no setor do agronegócio – Ferreira do Alentejo distingue-se na produção de vinho e azeite – como na indústria.
Alentejo é porta de entrada na Europa
Para os investidores cearenses e brasileiros, Ferreira do Alentejo é uma excelente porta de entrada no mercado da União Europeia, que representa um mercado de 500 milhões de consumidores. O projeto de amizade e cooperação entre Ferreira do Alentejo e Fortaleza conta também com o apoio dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), tendo sido feito o lançamento da excursão Fortaleza-Lisboa-Fortaleza, operada pela agência cearense QualityBrasil, programada para o período entre 1 de agosto e 31 de outubro de 2015.
O programa inclui sete dias e seis noites, com aéreo através da TACV, com quatro noites em Lisboa e duas noites em Évora. É o primeiro resultado concreto deste pacto de amizade e cooperação internacional.
“Esta união entre Fortaleza e Ferreira do Alentejo simboliza um grande abraço entre dois países irmãos, sob o manto da lusofonia, incrementando as relações entre Portugal e o Brasil, fomentando o turismo e gerando novos negócios”, destacou o presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, José Maria Zanocchi, apoiador da iniciativa.
Infraestruturas e condições logísticas
Como destacou António Costa da Silva, membro da Comissão Diretiva do InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020, em representação do Governo português, a região alentejana possui um conjunto de infraestruturas de grande qualidade, assim como condições logísticas, tanto para o turismo como para a atividade econômica, que podem ser muito atrativas para o investimento brasileiro em Portugal e para os turistas brasileiros.
António Costa da Silva mencionou a barragem do Alqueva, uma das maiores da Europa, com a sua oferta de desportos náuticos, o Aeroporto do Alentejo, o porto de Sines e a rede estradas portuguesa, que é das melhores do mundo.
A solenidade ocorreu por ocasião do “Workshop Alentejo – Ceará Find Import/Export Evento”, que contemplou um jantar de degustação de produtos e iguarias gastronômicas do Alentejo para um grupo de convidados formado por empresas de turismo, empresários e importadores.
Este abraço de amizade entre o Alentejo e Fortaleza teve o apoio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e contou também com as presenças do vice-cônsul de Portugal no Ceará, Francisco Brandão, de José Luís de Sá Nogueira, representante da TACV, e de Patrícia Macêdo, titular da Coordenaria Especial de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Fortaleza.
Por parte do município de Ferreira do Alentejo, estes contatos institucionais de promoção externa em Fortaleza são realizados no quadro do Projeto “Alentejo-Região Exportadora”, uma ação co-financiada pela União Europeia, através do InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020, e promovida por uma parceria alargada que inclui a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.