Odair Sene | Mundo Lusíada
A primeira festa do ano promovida pela Casa de Brunhosinho de São Paulo não trouxe somente o traço cultural mais marcante da cultura portuguesa na diáspora.
Além do folclore, os convidados assistiram a uma apresentação de dança do ventre, no salão de festas da associação. A abertura do evento, de 25 de março, foi feita com o bailarico promovido pela tocata da casa, seguida da apresentação do Rancho Folclórico e das dançarinas do Grupo de Danças Árabes.
Pela primeira vez presente em uma casa portuguesa, a diretora do grupo de dança do ventre fala ao Mundo Lusíada sobre a mistura de culturas e a absorção dos brasileiros. “O Brasil é uma grande mistura, tudo no Brasil é miscigenado. O povo brasileiro é simpático, inteligente, caloroso, e vem apurando o melhor de todas as raças, como aqui, essa cultura portuguesa, cultura árabe. Não que o brasileiro seja melhor que outros povos, mas ele procura peneirar o melhor das culturas” falou Milena.
O grupo da cultura árabe, de Mogi das Cruzes, esteve se apresentando com nove componentes de um total que somam 40 bailarinas. A apresentação de cerca de uma hora é feita na maioria das vezes com música gravada, apesar de se apresentarem também com música ao vivo. O grupo se apresenta em casamentos, aniversários, e em qualquer tipo de comemoração.