Da Redação
Com Lusa
O Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou dia 19 algumas “vulnerabilidades” da economia portuguesa, entre as quais a “forte valorização dos preços dos imóveis”.
No relatório sobre a zona euro, ao abrigo do Artigo IV, o FMI afirma que “vulnerabilidades financeiras podem estar a emergir”, referindo que em certos locais, designadamente em algumas áreas em Portugal, os desequilíbrios entre a oferta e a procura “estão a impulsionar uma forte valorização do preço dos imóveis residenciais ou comerciais”.
O Fundo refere ainda que “vários países com dívidas elevadas, incluindo Itália, Portugal e Espanha, continuarão a ajustar-se apenas pouco ou nada este ano”, e refere que as projeções da Comissão Europeia apontam para “pouco ou nenhum ajustamento” na Bélgica, França, Itália, Portugal e Espanha.
“Lamentavelmente, os planos orçamentais nacionais estão a fazer muito pouco ou vão na direção errada”, lê-se no relatório.
Já no dia 10, a Eurostat divulgou que Portugal teve, nos primeiros três meses do ano, a quarta subida homóloga do índice dos preços da habitação na União Europeia e a terceira face ao quarto trimestre de 2017.