Por Ígor Lopes
Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas ao mercado e cerca de sete mil ao circuito de ateliés “Olinda das Artes”, num evento que contou com 31 mesas de ações culturais, 72 autores e diversos artistas.
“A Fliporto 2024 foi um sucesso, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Pernambuco”, afirmou Antônio Campos, coordenador e curador do evento.
Segundo apurámos, mais de 1.500 livros foram vendidos na livraria oficial.
A exposição coletiva de quadros, instalada no local, permanecerá aberta por mais 20 dias.
Para 2025, foi anunciado o Salão de Artes Plásticas, além de uma nova edição da festa, que acontecerá, segundo Antônio Campos, em simultâneo no Brasil e em Portugal, que terá lugar em Aveiro, durante a Aveiro Tech Week, em setembro, “promovendo um rico intercâmbio cultural”.
A organização do evento celebrou o “resultado positivo”, destacando a ausência de intercorrências e o fortalecimento da cultura pernambucana em um cenário local e internacional.