Da Redação
Manuela Nogueira, Sérgio Godinho, Miguel Sousa Tavares, Arnaldo Saraiva, Paulo José Miranda, André Morgado e Alfredo Antunes são os autores portugueses que participarão como destaques da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).
O evento, que já teve a presença, em anos anteriores, de Francisco José Viegas, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Inês Pedrosa, entre outros, brinda o público em 2015 com a homenagem ao poeta português mais amado pelos brasileiros: Fernando Pessoa. A Fliporto 2015 conta com o apoio institucional da Embaixada de Portugal no Brasil, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Casa Fernando Pessoa.
A sobrinha do homenageado, Manuela Nogueira, é quem faz a sessão de abertura. Fundadora da Associação Fernando Pessoa, boa parte de sua vida dedicou-se à difusão da literatura portuguesa e da obra do seu tio, em palestras e livros – são mais de vinte títulos, como “Fernando Pessoa – imagens de uma vida” e “O meu tio Fernando Pessoa”, que acaba de lançar.
Sérgio Godinho estará num debate com o tradutor Ioram Melcer sobre “Mentiras sinceras, verdades fingidas: As vidas duplas (e múltiplas) do escritor”. Conhecido como “escritor de canções” e “homem dos sete instrumentos”, além de músicas, poemas e textos teatrais, ele tem uma forte produção literária infanto-juvenil. Entre os seus livros mais recentes, destacam-se Caríssimas 40 canções (2012) e Vidadupla (2014). É também autor de Com um Brilhozinho nos Olhos, A Vida é Feita de Pequenos Nadas e incontáveis outros marcos do cancioneiro português.
Um dos autores mais esperados neste ano na Fliporto é Miguel Sousa Tavares. Ele conversará com o brasileiro Mário Prata a respeito do tema “Portugal e Brasil: o que nos une, o que nos afasta”.
Paulo José Miranda e Alfredo Antunes explicarão ao público “por que Pessoa nunca enjoa?”, comentando a vida e a obra desse gênio universal. Miranda é um dos mais premiados poetas e romancistas de Portugal. Antunes é reconhecido principalmente como autor de Saudade e profetismo em Fernando Pessoa.
Também a novíssima geração de autores portugueses terá um autor presente, o professor e escritor André Morgado. Com 28 anos de idade, ele lançará na Fliporto a graphic novel juntamente com o brasileiro Alexandre Leoni: A vida oculta de Fernando Pessoa.
Outro escritor português icônico que estará na Fliporto é Arnaldo Saraiva. Além de ser o moderador da abertura, com Manuela Nogueira, ele participará da mesa “Fernando Pessoa traduzido, Fernando Pessoa tradutor”, ao lado de Richard Zenith, cujo trabalho de tradução para o inglês da obra de Pessoa é reconhecido em todo o mundo.
Anualmente, a Fliporto, realizada sob a curadoria do escritor e advogado Antônio Campos, reúne milhares de visitantes na histórica cidade de Olinda, considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Além do Congresso Literário, principal polo do festival, coordenado pelo jornalista Mario Helio, a Festa também conta com espaços voltados para o público infanto-juvenil e para a gastronomia local, onde 10 restaurantes da cidade celebram o tema e o homenageado em pratos criados exclusivamente para o evento.
SERVIÇO:
11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto)
Tema: Minha pátria é a língua portuguesa
Homenageado: Fernando Pessoa
12 a 15 de novembro de 2015
Complexo Educacional de São Bento – Olinda, Pernambuco – Brasil
Acesso gratuito