Da Redação
O Flamengo venceu, na noite desta quarta-feira (19) no estádio do Maracanã, o Corinthians do técnico português Vitor Pereira, por 6 a 5 na disputa de pênaltis (após empate de 1 a 1 nos 90 minutos) e levou o título da Copa do Brasil.
Com o resultado de 0 a 0 na partida de ida, em uma Neo Química Arena lotada, o resultado positivo para cada um dos lados nesta partida, no Rio de Janeiro, seria o suficiente para levar a taça, neste caso, com o placar mais uma vez igual, a decisão foi nas penalidades, e o clube do Parque São Jorge foi superado pelo Flamengo por 6 a 5 e ficou com o vice-campeonato.
O técnico Vítor Pereira iniciou a decisão com a seguinte escalação: Cássio, Fagner, Gil, Balbuena, Fábio Santos, Du Queiroz, Fausto Vera, Renato Augusto, Lucas Piton, Róger Guedes, e Yuri Alberto. Durante o jogo, também entraram Adson, Giuliano, Mateus Vital, Maycon e Gustavo Silva.
Já o Técnico Dorival Júnior escalou Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Vidal (Matheuzinho), Everton Ribeiro e De Arrascaeta (Victor Hugo); Gabi e Pedro (Everton Cebolinha).
A equipe mandante conseguiu achar o gol aos nove minutos após troca de passes dentro da área, abrindo 1 a 0 Flamengo. O Corinthians buscou manter a cabeça no lugar na tentativa do gol de empate e voltou a finalizar aos 12 minutos, mais uma vez de fora da área, com Du Queiroz, mas o goleiro mais uma vez ficou com a bola.
O Corinthians foi crescendo na partida e tomou conta do campo de defesa do Flamengo, rondando da área adversária com passes e cruzamentos na busca do gol. Vítor Pereira mexeu em dose dupla aos 33 minutos. Entraram Maycon e Mateus Vital nos lugares de Róger Guedes e Fausto Vera.
O Timão lutou, e conseguiu o empate aos 36 minutos. Mateus Vital cruzou da esquerda, Fábio Santos desviou de calcanhar na área, Adson chegou batendo, a bola explodiu no defensor e sobrou limpa para Giuliano chutar na pequena área para fazer a festa da Fiel. 1 a 1 no Maracanã.
A última alteração no Corinthians foi por conta de lesão, aos 44 minutos. Adson, que entrou no início da segunda etapa, sentiu a coxa e deixou o gramado para dar lugar ao atacante Gustavo Silva.
A decisão foi para os pênaltis, e seguiu disputa para as alternadas. Maycon abriu a série e mandou na rede e Flamengo empatou mais uma vez. Mateus Vital desperdiçou a cobrança e Flamengo converteu para a vitória.
O ‘mengão’ repetiu os sucessos de 1990, 2006 e 2013, deixando para trás o Corinthians (1995, 2002 e 2009) e igualando no terceiro lugar do ‘ranking’ o Palmeiras, que soma quatro cetros (1998, 2012, 2015 e 2020), o último sob o comando de Abel Ferreira.
É O MENGÃO CAMPEÃO PELA QUARTA VEZ! 4️⃣
Confira o momento que o @Flamengo comemorou e levantou a minha 🏆! 🔴⚫
🎥: @tvglobo pic.twitter.com/ZrFc5Nu3rh
— Copa Intelbras do Brasil (@CopadoBrasil) October 20, 2022