Da Redação
A indústria de calçados e acessórios de moda terá, a partir de setembro de 2013, um novo e importante ponto de encontro com o varejo especializado, na cidade de Fortaleza. A Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste (FICANN), que vai integrar a Nordeste Prêt à Porter – Feira Internacional de Negócios para a Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, ficará sediada no Centro de Eventos do Ceará, o que, para governador do Estado, Cid Gomes, será apenas o início da chegada de outros grandes eventos do gênero.
A Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste (FICANN) foi apresentada em 01 de janeiro, no Centro de Eventos, numa cerimônia que foi prestigiada pelas presenças do Governador do Ceará, Cid Gomes, e do secretário de Turismo, Birmarck Maia, assim como representantes da Francal Feiras e da Couromoda, de São Paulo, que realizam a FICANN em conjunto.
A organização do evento de apresentação foi da responsabilidade da Prática Eventos, dirigida por Enid Câmara, sócia da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, instituição que foi representada pela secretária executiva Clivânia Teixeira.
A Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste (FICANN), cuja primeira edição se realiza entre 24 e 26 de setembro de 2013 será a primeira grande feira de negócios a ter a sua sede no novo Centro de Eventos do Ceará, fazendo com que Fortaleza tenha “uma participação maior nessa fatia importante que tende a crescer, que é o turismo de negócios, de congressos e de feiras”, conforme afirmou Cid Gomes.
A realização da FICANN nasce da iniciativa conjunta de duas das mais importantes promotoras de feiras de negócios do Brasil, de São Paulo: o Grupo Couromoda e a Francal Feiras. “O Centro de Eventos do Ceará está transformando Fortaleza no mais importante polo da região para atração de turismo de negócios”, afirma Francisco Santos, fundador do Grupo Couro Moda. Já o presidente da Francal Feiras, Jamail Abdala, destaca a importância do Estado do Ceará no setor dos calçados, que, em 2008, “se tornou o maior exportador brasileiro em volume”.
E sublinha o papel das regiões Norte/Nordeste no setor, que, juntas, “concentram quase metade da produção nacional de calçados e mais de um terço dos empregos diretos gerados pelo setor”. Ainda segundo Jamil Abdala, a Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste “é a coroação do empenho e do investimento do poder público, fabricantes e lojistas, que transformaram estas regiões num importante polo produtor de moda”.
Uma visão positiva, aliás, partilhada por Cid Gomes: “A instalação no Ceará de grandes fábricas do Sul, não apenas aumentou a competitividade da indústria, mas teve também um impressionante efeito multiplicador. O Ceará e demais estados da região Nordeste respondem hoje por 43% da produção de pares de calçados do Brasil, 71% das exportações e 35% dos empregos industriais. Existe aqui, portanto, toda uma indústria que se beneficiará com a realização da FICANN.”
Na sua primeira edição, a FICANN ocupará 14 mil metros de área de exposição. São esperados 200 expositores, vindos de todo o Brasil. Durante o evento será feito o lançamento e venda de coleções em diferentes estilos e faixas de preço. A feira está aberta à participação de empresas de todo o Brasil, interessadas em desenvolver negócios no Norte e Nordeste, segundo a Câmara Brasil Portugal- Ceará.