Festival “Viva Bach” leva a Setúbal músicos também de Brasil e Portugal

Da Redação
Com Lusa

A música e a vida do compositor Johann Sebastian Bach vão estar em destaque em Alcácer do Sal, em setembro, num festival com músicos de Portugal, Brasil, Áustria, Alemanha e Holanda, segundo a câmara.

O Festival “Viva Bach”, promovido pelo Município de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, vai decorrer entre os dias 20 e 22 do próximo mês, no Auditório Municipal da cidade e na Igreja de Santiago, explicou a autarquia, em comunicado.

O evento, que aborda “a música, a vida, a obra e o gênio” daquele compositor alemão, vai começar na Igreja de Santiago, às 21:00 de dia 20 de setembro, com um concerto intitulado “Prelúdios e Fugas”, protagonizado por Anna Magdalena Kokits (Áustria), no piano, e Paul Gulda (Áustria), no cravo.

A mesma igreja vai ser palco, no dia seguinte, de dois concertos: o primeiro, às 16:00, designado “As Épocas à Conversa”, com Paulo Gaio-Lima (Portugal), no violoncelo, e o Duo Moving Sounds, formado por Markus Stockhausen (Alemanha), no trompete, e Tara Bouman (Alemanha), no clarinete baixo.

À noite, às 21:00, é a vez de atuarem em “Concertos e Cantatas” a mezzo-soprano Rosina Fabius (Holanda), Ana Pereira (Portugal), no violino, e Camerata “Alma Mater” (Portugal).

“A Universalidade de Bach” é o tema da mesa-redonda que vai assinalar o começo da programação, no Auditório Municipal, para a última jornada do festival, no dia 22, às 11:00, com especialistas como Alexandre Delgado, Rui Vieira Nery, Ana Mafalda Castro (Portugal), o brasileiro Cristiano Holtz e sociedades filarmônicas locais.

“Flauta de Bisel e Cravo”, com António Carrilho (Portugal), na flauta, e Cristiano Holtz (Brasil), no cravo, é o concerto agendado para essa tarde, na igreja, e que encerra o festival dedicado a J. S. Bach, que tem direção artística de Veronika Schreiber.

A iniciativa, de entrada livre, é apoiada, entre outras entidades, pelo Museu Nacional da Música ou Direção-Geral do Patrimônio Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *