Festival Santos Café 2016 agita o Centro Histórico de Santos

Da redação

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, o aroma de café vai tomar conta das ruas do Centro Histórico de Santos. O Festival Santos Café 2016 reunirá famílias inteiras e os apreciadores da bebida em cafe2mais de 40 atrações, com muita música, exposições de artes, degustação de café, walking tours, oficinas gastronômicas, além de shows de Paula Lima e da Big Time Orchestra.

Para esta edição, as novidades serão o novo espaço kids no Museu do Café, a Feira Centro com Arte na Praça Mauá, passeio de bicicletas antigas, oficina de artesanato e visitas noturnas ao Museu do Café.

Sucesso de público no ano passado, registrando a presença de 37 mil pessoas, o festival promete mais uma vez agitar o Museu do Café, Museu Pelé, Casa da Frontaria Azulejada, Estação do Valongo, Praça Mauá e o Bulevar da Rua de Novembro. A exemplo do ano passado, os restaurantes do Centro Histórico estarão abertos nos três dias do evento e os hotéis da cidade prepararam pacotes especiais para os turistas.

O Festival Santos Café 2016 é uma realização da prefeitura, com correalização do Governo do Estado de SP e Museu do Café.

A entrega do mobiliário do Salão do Pregão e do vitral de teto A epopeia dos Bandeirantes, de Benedicto Calixto, marca a abertura do festival, às 18h, no Museu do Café. A solenidade contará com a presença de conselheiros do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI) – entidade gestora do equipamento –, representantes do Ministério Público do estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As peças foram retiradas em dezembro e encaminhadas para restauradores especialistas, da capital. O trabalho foi viabilizado após assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o INCI, Ministério Público e a Ecoporto, que garantiu ao museu R$ 3,13 milhões para a restauração, instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva e produção de uma publicação sobre ‘Café, ferrovia e porto’.

“Apresentar o resultado do trabalho pelos maiores especialistas na área é uma maneira de valorizar a fundamental contribuição dos museus na preservação da história e memória do patrimônio do estado de São Paulo ”, afirnou Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café.

1º Pedal Retrô
Se você curte andar de bicicleta, o Festival Santos Café 2016 tem mais uma atração que vai agradar em cheio: o 1º Pedal Retrô de Santos, que promete reunir, dia 9 de julho (sábado), cerca de 100 ciclistas caracterizados. Já está confirmada a presença dos grupos Pedaletes do Litoral, Caloi 10 e Pedal Noturno Santos, além de outros da capital.

“Não precisa, necessariamente, ter bicicleta antiga, mas sim roupas que resgatem o visual dos anos 1950 até 1970”, explicou Ingrid Anastácio, da American Ciclo Bicicletaria (Av. Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), onde os interessados se reunirão às 10h, rumo ao Centro Histórico. A chegada deverá ocorrer uma hora mais tarde e os ciclistas, após um tour pela área do festival, permanecerão na Praça Mauá, junto à exposição de carros antigos. A ideia é reprisar o sucesso do Tweed Ride, evento realizado ano passado em São Paulo, com centenas de participantes.

Para quem tem bicicleta mais moderna, a dica é improvisar uma cestinha na frente e enchê-la com flores, prosseguiu Yngrid, que aproveita a oportunidade para comemorar mais um aniversário da bicicletaria. Para completar o clima do passeio, uma Kombi antiga garantirá o apoio técnico aos ciclistas.

Shows
Na Praça Mauá e no boulevar da Rua XV de Novembro, a programação musical terá blues, choro, samba, soul music, pop rock e MPB, mesclando artistas de renome nacional e jovens talentos da cidade.

Nesta edição, a garotada vai se divertir no Espaço Café com Leite, que será montado no Museu do Café com brinquedos e atividades especiais.

O Museu Pelé será palco de duas oficinas gastronômicas e uma oficina de drinks. Para participar das atividades gratuitas será necessário retirar senha com uma hora de antecedência.

Exposição de arte, artesanato e antiguidades, realizada na Praça Mauá, com dezenas de opções de compras. No mesmo local, será realizada mostra de carros antigos.

Na Casa da Frontaria Azulejada, o público poderá saborear os melhores tipos de café gratuitamente. Estaão à disposição cafés das marcas Mantissa, Revista Espresso, Store, Mitsuo Nakao, Gold, Clube do Café de Santos, Santa Monica, Grão Gourmet, Da Hora Bike e Rei do Café.

A influência do ciclo do café na história de Santos será o tema dos passeios monitorados pelas ruas do Centro Histórico.

Confira programação:
DIA 8 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
Centro Histórico
18h – Happy Centro (vários locais, parceria com restaurantes e bares do Centro Histórico)
Museu do Café (*)
18h – Abertura Oficial do Festival Santos Café
Entrega da restauração da Sala do Pregão (vitral de Benedicto Calixto, no teto, e mobília)
18h às 21h – Visitação noturna
18h30 – Homenagem a Eduardo Carvalhaes
18h30 às 20h – Café com Música
Marcos Paulo & Patrícia Nóbrega (MPB, Bossa Nova e Jazz)
Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
20h – Paula Lima & Banda (show)

DIA 9 DE JULHO – SÁBADO
Bulevar da Rua XV
11h – Quarteto de Cordas Martins Fontes
Bulevar da Rua XV, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas
Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Teatro Infantil – ‘Amor por Amexins’
14h – Grupo de Violões da Secult
14h às 16h – Estátuas Vivas
15h – Dança de Cadeira de Rodas
16h – Balé da Cidade de Santos – coreografia ‘Malandragem’
Centro Histórico
12h – Feijão com Arte, em parceria com restaurantes
Construtora Phoenix (Rua XV)
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte
Estação do Valongo
11h – Ensaio Orquestra de Rua
14h às 16h – Estátuas Vivas
17h – Apresentação Orquestra de Rua
Museu do Café (*)
10h30, 12h, 15h e 17h – Visitas ao Centro de Preparação de Café com degustação de três tipos de café gourmet (20 pessoas por turma; visitas com cerca de 45 minutos de duração)
Valor: R$ 6,00 – ingressos na bilheteria
11h às 17h – Espaço Café com Leite
Espaço infantil lúdico com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros.
15h – Programação Infantil – Cantadores de Histórias
Cantorita e Tonho contam histórias do café e da cidade de Santos, com muita música, rima e brincadeiras antigas.
16h – Oficina de Artesanato com Cápsulas de Café, com a artesã Silma Valverde
Distribuição de senhas, na bilheteria do museu, 1 hora antes do início da programação.
18h às 21h – Visitação Noturna
Museu Pelé
11h – Oficina Gastronômica ‘Risoto à Base de Café’ (UniSantos), com o chef Bruno Justo, do Estação Bristô Restaurante-escola
Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa
15h às 17h – Palestra ‘Uso do café em sobremesas’ (Senac) – brigadeiro de café com banana caramelada, com Margot Lambert
Bate-papo sobre o uso de ingredientes regionais em preparações gastronômicas, demonstração da produção do brigadeiro de café e degustação
Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa
Palco da Rua XV com a Rua do Comércio
13h – Roda de Samba com Grupo Ouro Verde
15h – Didi Gomes canta Cartola, com Grupo Aqui tem Choro
17h – Divas do Rock & Blues – Carla Mariani & Banda
19h – Tony & Izzy Gordon (blues e jazz), com participação especial de Will Gordon, vocalista da Banda Jamz
Praça Mauá
11h – 1º Pedal Retrô de Santos & Região – passeio ciclístico a caráter e exposição de bicicletas antigas
11h, 14h e 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11 às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Murilo Lima (MPB/Pop Rock)
14h – Escola Guitarra Leão (SP)

10 DE JULHO – DOMINGO
Bulevar da Rua XV
12h – Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas
13h – Coral Municipal
Bulevar da Rua XV, Praça Mauá e Rua do Comércio
12h às14h – Estátuas Vivas
Casa da Frontaria Azulejada
11h às 17h – Degustação de cafés especiais, Exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos
12h – Espetáculo Bufunarias – Trupe Olho da Rua (teatro infantil)
13h – Dança de Rua Infantil (vários grupos)
14h – Laboratório de Pesquisa do Movimento (dança)
14h às 16h – Estátuas Vivas
15h – Grupos de violino da Secult
16h – Balé da Cidade – coreografia ‘Malandragem’
Construtora Phoenix
11 às 18h – Exposição ‘Coffee Break – Diálogos sobre o Café’, com vários artistas e coordenação do Eikones Escritório de Arte
Estação do Valongo
14h às16h – Estátuas Vivas
Museu do Café (*)
11h às 17h – Espaço Café com Leite
Espaço lúdico para crianças, com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros.
12h – Métodos de Preparo do Café
Baristas apresentam diferentes formas de extração da bebida mais famosa do mundo
Local: Cafeteria
15h – Minibarista (programação infantil)
Crianças aprendem o latte art, técnica de desenho na superfície do café com leite
16h – Dica do Barista
Baristas explicam como preparar um bom café e degustação diferentes tipos da bebida
Museu Pelé
11h – Oficina de Coquetelaria (Unimonte) – Preparação do drink ‘Terráqueo’, criado por alunos do curso de Gastronomia da universidade, com os baristas Douglas Dante e Fabiana dos Santos Nascimento, da Unimonte.
Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa
Praça Mauá
11h, 14h, 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo
11h às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos
12h – Kleber Serrado & Choro de Bolso
14h – Diego Alencikas Trio (MPB)
16h – Banda Querô – Arte no Dique (percussão)
Palco da Rua XV com Rua do Comércio
14h – Julinho Bitencourt Trio (MPB)
18h – Show de encerramento com a Big Time Orchestra
(*) Gratuidade de acesso ao Museu do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »