Festival Política em Lisboa aborda Ambiente e tem Brasil como foco

Da Redação
Com Lusa

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, no mês que vem, tendo o Ambiente como tema central e, pela primeira vez, com um país em foco, o Brasil.

A organização da iniciativa revela, segundo comunicado divulgado, que, “depois das problemáticas da abstenção, dos direitos humanos e da Europa, à 4.ª edição, o festival elege o Ambiente como tema central e propõe-se a debater a sustentabilidade, convidando a repensar a sociedade atual e os moldes em que são geridos os ecossistemas”.

A programação do festival, que decorre de 13 a 16 de agosto, inclui uma série de atividades gratuitas, como debates, filmes, ‘performances’, exposições e espetáculos de música e humor, e “convida, mais uma vez, à consciencialização e participação de todos e todas, lembrando que essa é uma das chaves imprescindíveis para o saudável desenrolar da democracia e para uma equilibrada construção da consciência coletiva”.

Do programa, a organização destaca o debate “A exploração da gente para a exploração da terra”, com moderação do projeto de media independente Fumaça, espetáculo do humorista Diogo Faro (“Sensivelmente Idiota”), a exposição da artista Carolina Maia, e sessões de cinema, com os vencedores dos prêmios Green Film Network e a exibição de “Injustiça”, das norte-americanas Cynthia Wade e Sasha Friedlandero, longa-metragem vencedora da edição mais recente do CineEco.

À 4.ª edição, o Política terá, pela primeira vez, um país-foco. “Este ano, será o Brasil que estará em destaque em vários momentos da programação como na atuação da dupla Venga Venga, na ‘performance’ de Viton Araújo e André Dez ‘Saravá Palavrá’ ou no debate ‘O que se passa no Brasil?’”, desvenda a organização.

Embora todas as atividades sejam gratuitas, “é necessário o levantamento de bilhetes na bilheteira do Cinema São Jorge”.

“Para garantir a acessibilidade, todos os filmes estão legendados para português e todos os conteúdos orais são acompanhados por tradução em Língua Gestual Portuguesa. Serão cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde”, refere a organização.

O festival Política, um conceito da Associação Insonomia, acontece integrado na programação Lisboa na Rua, da responsabilidade da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *