Da Redação
Para promover um intercâmbio entre países que têm o português como língua oficial, o Sesc Bom Retiro realiza, entre os dias 14 e 29 de novembro, o Festival de Teatro Lusófono.
Companhias de Cabo Verde, Portugal, Angola, Moçambique e Brasil desembarcam na região central de São Paulo com uma intensa programação, que contempla espetáculos, workshops, bate-papo e encontro.
Segundo Pedro Santos, idealizador da proposta, o Festival confere uma experiência empírica feita por meio da linguagem teatral. Os distintos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais de cada país influenciam nos trabalhos de cada grupo, conferindo assim um amplo leque de olhares para uma mesma arte.
O intercâmbio oferece, além de espetáculos de três diferentes continentes, a oportunidade de debater assuntos pertinentes aos países e ao teatro, além de conhecer (ou reconhecer) as culturas desses países já unidos pela língua.
Entre essas atividades complementares, e gratuitas, acontece o Workshop História do Teatro em Cabo Verde com João Branco, referência teatral em Cabo Verde, no dia 14 às 16h. Na Roda dramatúrgica com o autor da obra Olímias, Adriano Botelho Vasconcelos faz um bate-papo sobre criação dramatúrgica, dia 21 às 16h.
De Portugal, o Workshop To Play: o Jogo Cênico do Ator será de interpretação teatral para atores profissionais, atores amadores e iniciantes. Acontece dia 18 às 15h com Ricardo Simões, do Teatro do Noroeste, CDV-Centro Dramático de Viana, Portugal.
Dentre outros encontros, acontece ainda Ofício do Teatro diante do Mundo Digital, um encontro com representantes das 5 companhias que compõem o Festival de Teatro Lusófono, dia 19 às 20h.
Confira os Espetáculos:
A Lição – Cia. Trupe Pará Moss (Cabo Verde) – Dia 14 às 19h
Da Cia. Trupe Para Moss, de Cabo Verde – em sua segunda visita ao Brasil – o espetáculo coloca em voga o sistema educacional através da história de um professor que, tomado por exasperações desmedidas, assassina sua orientanda.
24A74 – Salgueiro Maia – Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (Portugal) Dia 17 às 20h
Fernando José Salgueiro Maia, o militar imortalizado pela sua participação na revolução portuguesa de 1974 e que pôs fim a uma das mais longas ditaduras da história política da Europa, é autor de “Capitão de Abril – Memórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril”, inspiração deste monólogo. Narrando a catarse deste momento histórico, o espetáculo apresentado pela primeira vez no Brasil, tem em seu título a sigla 24A74, que representa 24 de abril de 1974, data que antecedeu o dia da revolução.
Olímias – Dadaísmo Cia. de Teatro (Angola) Dia 21 às 19h
Cinco anos após sua passagem pelo Brasil, os angolanos trazem pra São Paulo o espetáculo Olímias, história de três filhos gerados em uma relação de amor e ódio, que foram amaldiçoados para vingar seu pai. Para pagar seus erros, o pai infiel assiste, de forma passiva, Nguxi, Ndundi e Olímias, seus filhos, apunhalando-se e amando-se, até o momento do cumprimento da profecia.
Florbela (Brasil) Dia 25 às 20h
Com longa carreira artística, a atriz Arieta Corrêa estreia seu mais recente trabalho. No enredo, inspirado na obra de Florbela Espanca, a vida e a morte de uma mulher melancólica e nostálgica, sempre em afinado desconcerto, à luz dos mais triviais acontecimentos.
Cinzas Sobre as mãos – Cia. Lareira Artes (Moçambique) Dia 29 às 18h
Pela terceira vez em terras tupiniquins, os moçambicanos nos mostram uma terra devastada pelas guerras sangrentas, onde dois coveiros, que cumprem o seu dever de enterrar vários cadáveres, são surpreendidos por uma sobrevivente. Os dois decidem, então, transformar a mulher em escrava.
SERVIÇO
Festival de Teatro Lusófono
De 14 a 29 de novembro de 2015
Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elísios SP
Informações e horários >>