Da Redação
No próximo dia 18 de setembro a Conexão Lusófona organiza a 4ª edição do seu evento de música a partir das 22h, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
No palco, nomes já consagrados misturam-se com novos talentos da música dos países de língua portuguesa. Deolinda, Don Kikas, Kataleya, Elida Almeida, Costa Neto, Binhan Quimor, Calema, Benvinda de Jesus, Filipe Santo, Marcia Castro e ZukaTuga são os artistas que irão partilhar o palco nesta edição.
O evento procura promover o diálogo entre gerações e contribuir para um maior envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento do espaço lusófono, partindo do princípio que a cultura tem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma identidade coletiva, assumindo-se a lusofonia como um valor cultural partilhado.
Enquanto concepção artística, o concerto foca-se na interculturalidade numa abordagem de proximidade, descontraída e informal junto do público, propondo uma viagem pelos diversos estilos musicais da lusofonia: do semba ao samba, passando pela kizomba e pelo fado, entre muitos outros gêneros, dos mais tradicionais aos mais modernos, apostando nos duetos e na fusão de estilos musicais, origens e gerações.
O espetáculo tem a direção musical assinada por P.L.I.N.T (Pablo Lapidusas International Trio), formado por Pablo Lapidusas, Marcelo Araújo e Leo Espinoza, e este ano conta ainda com a abertura especial dos bailarinos dos estúdios de dança Jazzy.
A 4ª edição do Festival Conexão Lusófona conta com uma parceria com o Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED) e, em particular, com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, entidade coordenadora do AED em Portugal.