Por Vanessa Sene
Foi no domingo, 17 de maio, que a Comunidade Gebelinense de São Paulo promoveu seu evento anual em louvor a Nossa Senhora de Fátima, com a casa cheia.
Segundo confirmou ao Mundo Lusíada, o presidente a casa recebeu um público bem maior do que esperava. “Para se ter uma ideia, temos uma mesa com um grupo de 90 pessoas. A gente acolhe todo mundo” diz Alcino Loureiro, que calculou um público de cerca de 500 pessoas neste almoço.
Iniciada com procissão e missa nas dependências da entidade, a celebração, feita pelo padre João da Paróquia de Mairiporã, destacou a proteção mariana da padroeira de Portugal. “Nós precisamos disso, de ajuda material e espiritual. Essa é a razão da raça portuguesa, somos um país extremamente católico, nós honramos essa tradição” diz o presidente, que pretende assim agregar público luso-brasileiro. “A nossa frequência hoje é cerca de 90% de brasileiros, estamos voltados a público de todas as classes e de todas as etnias”.
A diretoria também pretende motivar mais a participação do público na missa nos próximos anos, mesmo que altere o horário da celebração. O evento contou ainda com o elogiado almoço do Gebelinense, com preparo de 300 quilos de bacalhau, regado a muita música de diversos estilos com a Família Masan.
Na presença de diferentes autoridades do poder público, a Comunidade Gebelinense destacou a ida da vice-prefeita de Mairiporã, Débora Lopes Braga, descendente de portugueses. Sempre com apoio da prefeitura, os eventos da Comunidade Gebelinense contam com representantes da prefeitura em praticamente todos os eventos. “Eu gosto demais do Sr. Alcino, nós temos uma parceria muito grande. Desde o outro mandato, estamos sempre com a Comunidade Gebelinense” disse Débora Braga, elogiando a comida e a receptividade da casa.
Há muitos anos à frente da entidade, Alcino declarou que aguarda que alguém o substitua. “Tenho 80 anos já, temos a diretoria mas os jovens não querem saber da presidência” diz ele que paga as contas da entidade “rigorosamente em dia”. “Não temos dinheiro mas não temos dívida. Aqui não se paga nada com atraso”.
Com o resultado de todo esforço e a casa lotada, o presidente diz que momentos como esse são muito felizes. “Nessas horas que recebemos a recompensa pelo trabalho que isso dá. Mas a vida é assim, quem não trabalha se atrapalha”. Veja mais do evento no Youtube.com/MundoLusiada>>