Da Redação
Depois do sucesso da primeira edição, que levou mais de 15 mil pessoas à Praça XV no ano passado, a Festa dos Santos Populares Portugueses retorna ao Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 11 de junho. A 2ª edição do festival vai ocupar uma área de 5 mil m2 no cais do Porto, o Armazém da Utopia, no fim de semana que marca as comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas.
Um dos ícones da cultura nordestina, Alceu Valença abrirá a parte musical, na sexta-feira, dia 9. O encerramento, no domingo,11, será com Ana Moura, a cantora portuguesa que é considerada um dos maiores fenômenos da música portuguesa, com 1 milhão de discos vendidos. A fadista radicada no Rio, Maria Alcina, também se apresenta no dia 09.
O navio-escola Sagres, principal embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, aportará atrás do Armazém e estará aberto à visitação nos dias do evento. O veleiro vem ao Brasil, para aportar em São Paulo também. A cenografia da festa também promete, tem assinatura da dupla Felipe Tassara e Daniela Thomas, que dirigiu junto com Fernando Meirelles e Andrucha Waddington a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016.
O festival começa com uma noite dedicada ao cancioneiro nordestino, com composições de Dominguinhos e Luiz Gonzaga executadas pelo violinista Nicolas Krassik, em parceria com o sanfoneiro Marcelo Caldi. A programação musical terá, ainda, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo com a reprodução do espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, uma releitura da música brejeira lusitana, conhecida como “pimba”. São canções de artistas populares como Quim Barreiros, Ágata, José Malhoa e Marco Paulo, que ganharam um toque de jazz, pop e rock em novos arranjos de Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais. A agenda conta também com jovens revelações da música popular brasileira como Letícia Persiles, Geraldo Junior, Felipe Cordeiro, Natasha Llerena, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci.
Outra atração no evento este ano será o debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai reunir dois grandes talentos: o ator, cantor, humorista e apresentador de TV português Bruno Nogueira (o mesmo do show do “Deixa o Pimba em Paz”) e o ator, escritor, humorista e roteirista o brasileiro Gregório Duvivier.
A programação do festival inclui, ainda, desfiles de vestimentas tradicionais portuguesa da Casa do Minho, marcações de quadrilha, workshop de culinária e venda de artesanato típico de Portugal, como bordados e louças, além de peças do nordeste brasileiro.
Gastronomia
O riquíssimo universo gastronômico português não poderia ficar de fora. Do renomado restaurante Madureiras, sediado na cidade o Porto, três chefes de cozinha trarão iguarias como tripas à moda do Porto e francesinhas. A delicadeza dos doces artesanais portugueses estarão representados pela Arte Conventual Confeitaria.
Outras comidas típicas da culinária portuguesa, como sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, punheta (salada de bacalhau desfiado), bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e ovos moles, estarão à venda nas barracas e restaurantes montados no Armazém da Utopia. Haverá, ainda, uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.
SERVIÇO:
Festa dos Santos Populares Portugueses
Local: Armazém da Utopia, Porto do Rio de Janeiro (próximo ao Aquário).
Horário: sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 13h às 00h e domingo das 13h às 23h.
Quando: de 9 a 11 de junho.
Informações sobre ingressos: R$ 30,00 adultos e crianças até 12 anos não pagam.
Vendas pelo site Ingresso Rápido e no Armazém da Utopia, a partir do dia 8 de junho.