Por Vanessa Sene
Foi na noite de 01 de julho que a Associação dos Poveiros de São Paulo promoveu uma grande festa para comemorar o Dia dos Poveiros, e mais uma vez teve sua sede lotada para a noite especial.
Típica da Póvoa de Varzim, as festas de São Pedro viraram feriado instituído pela Câmara Municipal e reúnem as tradições da música e culinária, com um programa recheado de folclore, procissão e espetáculos. Em São Paulo, o evento passou a fazer parte do calendário Oficial da cidade, através da Lei nº 13.863 de autoria do Vereador Toninho Paiva.
A fogueira que a entidade prepara todos os anos chama a atenção logo na entrada da festa, acompanhada do cheiro da sardinha na brasa sendo feita na porta da entidade. Lá dentro, gastronomia farta com diversos quitutes portugueses e juninos. Além da sardinha, caldo verde e vinho quente para esquentar do frio da noite, broa portuguesa, pipoca, canjica e até sorvete entre os diversos acompanhamentos alegraram os convidados que chegavam a todo momento na casa.
Além de comer bem, todos também puderam dançar. O Grupo Folclórico Raízes de Portugal se apresentou, logo após as solenidades da noite, trazendo as danças do folclore português. Logo em seguida, a banda Os Gajos colocaram os convidados para dançar com muita música popular portuguesa. Formada por Luiz Fernando (vocal), Jonathan Henrique (sanfona), Jeh Pássaro (violão) Emerson Guedes (baixo), Carlos Araújo (bateria), o grupo que vem se apresentando nas casas da comunidade com “uma levada mais jovem” na música portuguesa.
Homenagens
O evento começou com os hinos brasileiros e portugueses tocados pela banda da GCM-SP, numa solenidade com o vereador Toninho Paiva, ao lado de dirigentes associativos e do presidente da Associação dos Poveiros, Lino Lage. Diversas personalidades da Comunidade Portuguesa que apoiam a instituição foram homenageadas nesta noite.
Entre as personalidades que usaram da palavra esteve o ex-presidente Laurentino Gomes Vilar, o presidente do PSD Secção São Paulo Manuel Magno, que elogiou a comida e a boa festa. Também um dos diretores da casa, Jorge Rosmaninho, agradeceu pela realização do evento o vereador Toninho Paiva, o diretor da casa Joaquim Cesar, além do presidente e primeira-dama da entidade Lino e Alice Lage. Uma das homenageadas, Adriana Cambaúva, também usou da palavra para agradecer aos dirigentes da comunidade pelo trabalho que fazem, elogiando Portugal e esperando que o Brasil, na atual situação, aprenda com o país irmão.
O presidente da casa por sua vez agradeceu o público, confirmando que a casa não contava com tantas presenças. Lage recebeu uma homenagem das mãos do vereador Toninho Paiva, uma placa com a inscrição do mapa do conselho da Póvoa de Varzim.
Em suas palavras, o vereador Paiva falou da tradição que mantém a casa. Segundo ele, na associação o português mantém vivo o costume de seu país, passando aos mais jovens, além de se encontrarem ano a ano para celebrar as tradições. “Essa festa é maravilhosa e traz a educação, a religião, a parte importante das danças típicas, a gastronomia. Isso para nós brasileiros é motivo de orgulho e gratidão que temos com o povo Português”, afirmou Paiva.
Segundo o presidente Lino Lage, “a Associação dos Poveiros foi fundada em 1991 por um grupo de amigos da Póvoa de Varzim com essa finalidade de manter as tradições de sua Terra Natal”.