Com apoio do Mundo Lusíada, a maior e mais tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, o festejo beneficente em prol da Escola Portuguesa acontece no Centro Histórico de Santos, nos dias 8 e 9 de junho, com muita música, danças folclóricas, comidas típicas e várias novidades.
Da Redação
A 15ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa no litoral de São Paulo, acontece nos próximos dias 8 e 9 de junho, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita.
No palco que será montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, o público vai poder ver, durante todo o final de semana, apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.
Pela primeira vez, este ano, a cerimônia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, no dia 6, quinta-feira, às 20 horas, no teatro do Sesc Santos, com a apresentação gratuita do músico Ricardo Araújo e seu show de guitarra portuguesa.
No dia seguinte, sexta (dia 07), outra novidade: a organização do evento programou um Encontro de Concertinas com Sardinha Portuguesa na Brasa. O esquenta para a grande festa será no Boulevard da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, em frente ao restaurante Tasca do Porto, com venda de convites antecipados e renda revertida para a Escola Portuguesa.
“Durante a festa, a comunidade se junta para desfilar o orgulho de sua origem portuguesa. Muitos vão matar a saudade da terra natal e se emocionam com as apresentações. Já a nova geração tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, costumes e cultura”, destaca José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa.
Conforme o organizador, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.
Comidas típicas
Um dos principais atrativos do evento é a Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses. Quem for à festa pode ainda visitar a feira de artesanato com produtos portugueses. O espaço fica no Arcos do Valongo, num ambiente coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes da festa.
No mesmo local, haverá um espaço kids, que terá ainda, pela primeira vez este ano, contação de histórias com contos portugueses para as crianças.
Escola Portuguesa
Parte da renda das vendas das comidas e artesanatos será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças de famílias carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.
A instituição atende com 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.
Festa de Portugal – 15ª Edição
Data: 8 e 9 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: Sábado, das 10 às 18 horas. Domingo, das 10 às 20 horas.
O evento é organizado pela Escola Portuguesa e tem a co-realização da Prefeitura Municipal de Santos. A entrada é gratuita
@festadeportugal