Festa de 95 anos do Clube Português de SP presta homenagem aos 95 anos da Portuguesa‏

95AnosClubePortugues_Lusa

Por Vanessa Sene

Na noite de 14 de agosto, o Clube Português de São Paulo promoveu uma requintada festa para marcar os 95 anos de fundação da entidade. Aproveitando a ocasião, também homenageou a Associação Portuguesa de Desportos, que comemorava no mesmo dia igualmente os seus 95 anos de fundação.
Ao Mundo Lusíada, o Dr. Rui Mota e Costa destacou o jantar requintado, a dança, as grandes amizades reunidas para celebrar a noite. “Eu sou um eterno defensor do Clube Português, nós completamos 95 anos no mês passado (oficialmente em 14 de julho), somos um mês mais velho que a Portuguesa de Desportos” diz o presidente da entidade lembrando que julho é mês de férias para muitos “patrícios” por isso estendeu a comemoração para agosto.
Dada às circunstâncias, a Portuguesa resolveu não realizar seu jantar de aniversário, e sabendo disso, Dr. Rui Mota resolveu cantar os parabéns à Portuguesa na festa do Clube Português, com direito a brinde, bolo e o hino da Lusa, tocado no momento da homenagem.
“Entre os coirmãos, as vezes uns são mais bem sucedidos que outros, mas a Portuguesa está apenas passando por um momento difícil. Então temos que nos irmanar e nos dar as mãos, abraçar a Portuguesa e dizer que amanhã vai ser melhor” declarou Rui Mota, que ainda revelou que se tivesse mais tempo teria promovido um jantar em comum.
Com esse gesto, Dr. Rui também homenageou um torcedor ferrenho da Lusa, seu filho Antonio Carlos Costa que se foi aos 29 anos, em 1992. “Se não fosse por mais nada, seria por uma homenagem ao meu filho. Depois que meu filho se foi embora nunca mais entrei num campo de futebol. Fico muito feliz de fazer essa homenagem pela Portuguesa mas também pelo meu filho”.
As duas entidades mais antigas de São Paulo, as duas completando 95 anos de fundação, as duas foram lembradas nesta noite num parabéns especial, que reuniu cerca de 200 pessoas.
O presidente da Lusa, Jorge Gonçalves, agradeceu a homenagem em nome da Portuguesa. “Hoje fizemos só um evento de hastear a bandeira em respeito ao clube, por mais difícil que a situação esteja, temos que comemorar porque não é qualquer entidade que completa 95 anos. Claro que ficamos um pouco aborrecidos por termos dificuldade em pagar salários e funcionários, mas acho que até o final do mês vamos tentar comemorar num jantar e convidar a comunidade”.
Sobre a continuidade da Portuguesa como instituição, o presidente diz que o futebol dá uma vantagem para que a torcida esteja sempre se renovando, se comparado à vida comunitária dos clubes. “Mas como nós sempre nos redescobrimos, sempre nos reinventamos, acho que as casas portuguesas, e espero que a própria Portuguesa, se reinvente e atraia bastante jovens”. Uma das reinvenções está em prática, com a participação das padarias em apoio a Portuguesa, segundo o presidente com uma surpreendente repercussão. “Esse é um exemplo de se reinventar, apesar de termos 95 anos, nós somos bem modernos”.
Logo_Galeria-de-ImagensSegundo Dr. Rui todas as entidades hoje enfrentam dificuldades, assim como também passou o Clube Português, momentos difíceis que “estamos superando”. De acordo com ele, a própria Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras no RJ, comandada por Antonio Gomes da Costa, está encerrando suas atividades. “Então começamos a pensar o que será o futuro das nossas associações, eu andei convidando uma porção de amigos, mais jovens que eu, para virem ao clube para que essas pessoas se acostumem ao Clube Português e amanhã sejam os novos dirigentes. Até pouco tempo, o futuro era uma preocupação constante, hoje com aquisição de novos amigos, eu já vejo isso com mais clareza” finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »