A diretora do Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Maria Pereira Gonzalez, destacou a participação conjunta: “Escolhemos como convidado o Típico Madeirense pelo fato de vários integrantes que hoje participam do Verde Gaio já terem atuado por esse grupo”.
Por Ronaldo Andrade
De Santos para Mundo Lusíada
Ronaldo Andrade
>> Sede Social do Centro Cultural Português, em Santos, destacando a integração entre os Ranchos Folclóricos Verde Gaio e Típico Madeirense. O público pôde assistir, entre as apresentações dos grupos, a colheita da uva, que congregou os integrantes dos dois ranchos. |
A Festa da Vindima reuniu mais de 400 convidados no dia 12 de fevereiro, na sede social do Centro Cultural Português, em Santos, destacando a integração entre os Ranchos Folclóricos Verde Gaio e Típico Madeirense. O público pôde assistir, entre as apresentações dos grupos, a colheita da uva, que congregou os integrantes dos dois ranchos.
A diretora do Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Maria Pereira Gonzalez, destacou a participação conjunta: “Escolhemos como convidado o Típico Madeirense pelo fato de vários integrantes que hoje participam do Verde Gaio, como por exemplo o Mauricinho, Sérgio, Marcos Vitor, Maria Aparecida, Vanessa e o Rafael já terem atuado por esse grupo. Além disso, foi nossa primeira festa no ano em que o Verde Gaio comemora seu 50º aniversário, e só tenho que parabenizar os integrantes dos dois ranchos”, declarou.
A presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Claudete Pereira de Souza, também ressaltou a participação conjunta: “Foi maravilhosa. A integração realizada foi muito gratificante, e todos os integrantes do nosso grupo agradecem pelo convite que nos foi feito”, disse.
Presentes ao evento, o cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, e o presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, destacaram a grande participação da comunidade lusitana na festa, além de ambos terem, saudosos, rememorado a época em que participavam da colheita de uvas em Portugal com os familiares.
A próxima apresentação do Verde Gaio está marcada para o dia 10 de abril, no almoço beneficente que o Grupo Rosmaninho realiza em prol dos idosos residentes em asilos da Baixada Santista. Já o rancho Típico Madeirense se apresenta no próximo dia 19, no passeio da Linha Conheça Santos-Morros, organizado pela prefeitura de Santos por meio da Secretaria de Turismo.