Da Redação
São Paulo é o principal mercado consumidor de vinhos do Brasil, segundo o IBRAVIN. No Estado de grande ascensão em cultivo de uvas, acontece a mais importante rodada de negócios do setor vitivinicultor. De 19 a 21 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, será realizada a primeira edição da São Paulo Internacional Wine Trade Fair.
As feiras de negócios são grandes impulsionadoras para todos os setores e o vinho não fica fora desta premissa que precisa ter suas qualidades, aromas e sabores ressaltados, detalhes que fazem toda a diferença para a comercialização. Além da vitrine para o produtor, elas também criam uma rede de conexão entre o comerciante e seu público.
Direcionada exclusivamente aos profissionais do setor, a São Paulo Internacional Wine Trade Fair tem o objetivo de ser palco para o encontro de toda a cadeia produtiva do setor de vinhos da América Latina, sendo uma porta de entrada para a bebida e outros produtos relacionados ao setor como embalagens, maquinários, insumos entre outros.
De acordo com a ABRASEL, existem em São Paulo mais de 80 mil estabelecimentos que trabalham com vinhos e mais de 600 mil no Brasil.
Em relação às vendas, segundo IBRAVIN, apesar da crise, o Brasil teve um crescimento de quase 6% nas vendas de vinho no último ano. Isso traz uma visibilidade maior do mercado brasileiro para as grandes potências de vinho da América Latina e do mundo, um grande exemplo disso é a confirmação da Wines of Argentina no evento em setembro.
Para aprofundar os conhecimentos dos produtores e importadores de vinho, haverá um congresso onde a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), apresentará temas como novas tecnologias de plantio, qualidade das variedades, destaque de terroir, insumos, defensivos, financiamentos agrícolas entre outros.
Outros assuntos destaque do evento passam pela logísticas de distribuição, tributação dos produtos, leis para anúncios de bebidas, tendências de marketing e outros.
A presidente da Organização Internacional do Vinho, Renata Vanderlinde, também já confirmou presença. Ela fará o lançamento oficial e debaterá as propriedades das videiras.
“São Paulo é a menina dos olhos do Brasil quando se trata de vinho. Nos meus vinte anos de mercado só presenciei evolução no setor. Neste grande encontro, contaremos com produtores de vinhos, importadoras e outras empresas que agregam o mercado oferecendo toda a estrutura necessária para que os proprietários de bares e restaurantes, redes de hotelaria, redes de distribuidoras, atacadistas e supermercadistas entendam como é importante associar esta bebida adulta em suas vendas e consigam fazer na feira ótimos negócios para seu estabelecimento, gerando mais economia e empregos para todos”, aposta Zoraida Lobato, organizadora da São Paulo Internacional Wine Trade Fair.