Feira do Livro do Porto começa com expectativas em alta e centenas de atividades

Feira do Livro do Porto. Foto Câmara Municipal Porto

Da redação com Lusa

A Feira do Livro do Porto deu início neste dia 25 a mais uma edição, nos Jardins do Palácio de Cristal, com expectativas em alta por parte dos livreiros participantes e um programa que inclui centenas de atividades.

Numa edição em que se homenageia o escritor e jornalista Manuel António Pina (1943-2012), a feira conta com 130 ‘stands’ de livreiros, alfarrabistas e editores, nacionais e estrangeiros, desde a Poetria, Utopia e Homem dos Livros à Penguin Random House, passando pela Chandeigne, Saída de Emergência, Antígona, Afrontamento e Orfeu Negro, entre muitas outras.

Foi inaugurada a exposição “Pina Germano”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dedicada à relação de amizade entre Manuel António Pina e o jornalista e historiador Germano Silva, havendo também uma intervenção mural, na Concha Acústica, de Leonor Violeta e um concerto de Mafalda Veiga.

No sábado de manhã, é feita a atribuição da Tília de homenagem a Pina, na Avenida das Tílias.

Aquando da apresentação da feira, no fim de julho, o programador e coordenador João Gesta adiantou que vão marcar presença no evento figuras como Álvaro Magalhães, Martim Sousa Tavares, António Guerreiro, Shahd Wadi, Afonso Cruz, Ana Deus, Sónia Baptista, Luis Osório, Ana Zanatti, Rodrigo Guedes de Carvalho, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira.

O calendário de sessões de autógrafos inclui momentos com Francisco Moita Flores, Susana Moreira Marques, João Pedro Mésseder, Afonso Cruz, entre muitos outros.

A edição deste ano significa um investimento de 650 mil euros por parte da Câmara Municipal do Porto, que organiza.

Livreiros, editores e alfarrabistas ouvidos pela Lusa nas vésperas da abertura estavam confiantes no sucesso comercial da edição de 2023 da Feira do Livro do Porto, antecipando, apesar da crise, um número de visitantes e de vendas idêntico ao ano passado.

Entre os participantes com que a Lusa chegou à conversa, imperava a confiança de que, este ano, a crise, a inflação e outras preocupações de ordem financeira não vão ter impacto nas vendas, que devem manter-se em linha com as receitas conseguidas na edição anterior.

A Feira do Livro do Porto está aberta a partir das 12:00, diariamente, exceto ao fim de semana, em que o horário de abertura é às 11:00. O fecho é às 21:00 entre domingo e quinta-feira e às 22:00 à sexta-feira e ao sábado.

Mais de cinco mil pessoas numa feira “que é diferente”

Fazendo questão de cumprimentar cada um dos 108 editores, livreiros e alfarrabistas que enchem os 130 pavilhões desta Feira do Livro, o presidente da Câmara do Porto mostrou-se satisfeito com o cenário que encontrou na tarde de sexta-feira: cerca de 5.500 pessoas já circulavam ao longo de toda a Avenida das Tílias, “o que, para um dia de abertura, é incrível” e os livreiros “estão satisfeitos”.

Rui Moreira lembra o investimento municipal para melhoria dos stands que, “são mais baixos, o que, para as pessoas com algumas dificuldades, os torna mais interessantes. Têm espaço de arrumos [e] são menos quentes porque não têm a parte de cima que fazia uma barraca”. Em caso de chuva, estão construídos com calhas “que é uma coisa rara num stand”.

“Acima de tudo, queremos que esta feira continue a ser aquilo que tem sido: diferente”, sublinha o presidente da Câmara, vendo a iniciativa como “um evento cultural onde as pessoas não se limitam a vir para comprar um livro que querem ou para aproveitar um saldo”. “Acho que as pessoas gostam muito, até porque é uma avenida que tem sombra, tem espaço para passear, e isso também é importante”, acrescenta Rui Moreira, lembrando como “o local foi, na altura, uma aposta muito arriscada, mas uma aposta ganha”.

Até 10 de setembro, há mais de uma centena de atividades nos Jardins do Palácio de Cristal para viver em torno da palavra. Há conversas, concertos, sessões de cinema e de humor e programas próprios para crianças. Há as histórias e há a amizade, essa “forma mais alta e mais desprendida do amor”. Disse Pina, por quem ainda todos esperam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *