Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada
A cantora Fafá de Belém recebeu a medalha de Mérito Turístico 2011 pelas mãos da Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, como forma de reconhecer o seu trabalho pessoal de divulgação e promoção de Portugal como destino turístico no Brasil e no mundo. A cerimônia teve lugar no dia 19 de outubro, no Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Muito emocionada e com um vestido vermelho exuberante, Fafá de Belém chamou a atenção também pela sua silhueta esbelta, pela simpatia e pela já tradicional gargalhada. A cantora, que completou 25 anos de carreira em Portugal, num total de 36 no Brasil, fez um discurso emocionado e garantiu que vai continuar promovendo Portugal durantes as suas andanças pelo mundo e que pretende levar cada vez mais pessoas para conhecer o país luso.
“Espero poder continuar levando mais pessoas a esse país maravilhoso”, afirmou Fafá, que acredita que a sua carreira em Portugal se traduz em “amor”.
Ao ser perguntada pela nossa reportagem se ela tinha a plena noção de que, além de ser uma medalha, essa era uma homenagem de um país inteiro, Fafá não escondeu a emoção, engoliu o choro e disse: “Não tenho o que te responder. Foi absolutamente surpreendente. Essa homenagem foi avassaladora”. Fafá conta que esse reconhecimento “foi fruto de muito trabalho e de muita dedicação”.
“Eu me chamo Maria de Fátima por causa de uma promessa que uma tia fez quando meu pai, ainda criança, estava muito doente. Ele chegou a receber a extrema-unção, estava desacreditado, e esta tia prometeu que, se ele sobrevivesse, a primeira filha se chamaria Fátima”, explicou Fafá.
Cecília Meireles, Secretária de Estado de Portugal, admite que essa medalha tem um grande significado para o seu país e que a homenagem à artista brasileira é merecida. “O que fizemos foi homenagear uma pessoa que tem uma grande ligação com Portugal e pelo fato da Fafá ser a embaixadora de Portugal no Brasil. A Fafá gosta muito de Portugal e um dos objetivos do turismo do meu país é dizer que há muitas razões para descobrir Portugal. E só quem pode explicar o que Portugal tem a oferecer é quem conhece bem o nosso país e a Fafá é essa pessoa”, sublinha a representante do governo português.
Na opinião do cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antônio de Almeida Lima, Fafá se caracteriza por ser uma figura de referência no Brasil e em Portugal. Para ele, a escolha de Fafá para receber a medalha foi acertada.
“A Fafá é uma grande artista brasileira e uma mulher com uma responsabilidade cívica e de intervenção pública e que tem feito muito pela divulgação de Portugal, pois Fafá é fiel as suas raízes, uma vez que é descendente de portugueses. Ela é um dos elos entre Portugal e Brasil”, disse o cônsul que acredita que a cantora tem contribuído muito para a divulgação da música portuguesa. “Ela inclusive canta muito bem o fado e outras músicas portuguesas”, finaliza Antônio de Almeida Lima.
Presente no evento, o ator português Joaquim de Almeida aprovou a homenagem a Fafá de Belém. “Conheci a Fafá há 14 anos no estádio da Luz do Benfica, em Lisboa. Ela sempre canta canções portuguesas no mundo inteiro e tem sido uma grande referência da música brasileira para os portugueses e uma grande embaixadora fora de Portugal”, refere Joaquim de Almeida, que contou ao Mundo Lusíada que está trabalhando num projeto no Brasil, numa co-produção de vários países, em inglês. No ano que vem, tem já prevista a sua participação num filme baseado num livro de Jorge Amado. “Eu adoro o Brasil e gosto também de trabalhar aqui”, completa ele, que foi o primeiro ator português a atuar em Hollywood, nos Estados Unidos.
O evento contou também com a presença de representantes de associações e entidades portuguesas, do vice-presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, e da esposa do cônsul de Portugal no Rio, Vanda de Almeida Lima.
Durante a cerimônia de entrega da medalha à cantora brasileira, o Turismo de Portugal aproveitou para apresentar o novo vídeo de divulgação de Portugal com o tema “A Beleza da Simplicidade”, com depoimentos de famosos, entre eles Fafá de Belém, a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Hebe Camargo, entre outros.
A medalha de Mérito Turístico é atribuída a personalidades ou entidades que tenham ajudado a promover Portugal como turismo no mundo. Outros nomes também irão receber a distinção ainda este ano, como o treinador do Real Madrid, José Mourinho, o surfista Tiago Pires, e o economista Ernâni Lopes, a título póstumo.