A fadista Glória de Lourdes (batizada como Maria da Glória Pires) nasceu em um dia 9 de maio na aldeia de Sendim, Miranda do Douro, província de Trás-os-Montes. Chegou ao Brasil em companhia de uma irmã em setembro de 1961. Três anos depois, com o incentivo das irmãs, tomou parte em um concurso de fado organizado pelo “Jornal de Portugal” e pelo programa “Portugal no Mundo”, da TV Tupi. A jovem portuguesa conquistou o primeiro lugar.
Seu prêmio foi um contrato de três meses no afamado restaurante Adega Lisboa Antiga, que se localizava no centro de São Paulo. Ali, Glória estreou como intérprete profissional.
Realizou digressões por diversas cidades brasileiras, sempre com destacado enlevo. Cantou nos mais importantes restaurantes típicos e casas de fado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tanto no Brasil como em Portugal é considerada uma grande fadista castiça.
Na televisão se apresentou em diversos programas ao longo da sua carreira, citamos os seguintes: Bibi Ferreira, Wilson Simonal, Hebe Camargo, Bolinha, Roni Von, Almoço com as Estrelas, Clube dos Artistas, Claudete e Yone, Todos cantam a sua terra, Portugal no Mundo e Caravela da Saudade, estes três últimos dedicados à cultura portuguesa na TV paulistana.
Sua primeira atuação internacional aconteceu em Buenos Aires, capital argentina, naquela altura Glória de Lourdes trabalhou no Clube Português. Devido ao êxito de suas apresentações musicais recebeu um linda medalha de ouro.
Em 1982 foi laureada como a “Melhor Cantora do Ano” escolhida pelos leitores do jornal “A Voz de Portugal”; neste mesmo período apresentou-se profissionalmente pela primeira vez em sua terra natal. Durante três meses foi contratada pelo restaurante “O Faia”, do renomado fadista Carlos do Carmo. Foi amiga pessoal de Amália Rodrigues.
Tem gravações registradas em discos brasileiros e portugueses, como, por exemplo, “Amigo Brasileiro” (1982) e “Fado, Amor e Poesia”, editados na terra de Camões. Tomou parte em dois LP’s de músicas folclóricas: um da Casa de Portugal e outro do Centro Trasmontano. Participou dos CD’s: “Mensagem” (homenagem a Fernando Pessoa) e “Cancioneiro da Imigração”, projeto da musicóloga Anna Maria Kieffer.
No seu repertório não constam apenas os fados, Glória de Lourdes também interpreta com muita propriedade clássicos da música lusa, folclore e marchas populares.
Em fevereiro de 2009 passou a apresentar, em parceria com o fadista Sebastião Manuel, o programa “Quem Somos Nós”, transmitido pela TV Aberta de São Paulo, dedicado a música portuguesa e seus interpretes radicados no Brasil, especialmente, na capital paulista.
Em 2011, a artista lançou o CD e DVD “Fado na Intimidade”, com as participações de Mário Rui e Otávio Miranda nas guitarras portuguesas, Alexandre Matis, no violão e Saulo Rodrigues, no baixo. É seu primeiro trabalho discográfico lançado no Brasil, quando completou 47 anos de trajetória artística.
Atualmente Glória de Lourdes dirige o restaurante típico Cais do Porto juntamente com sua irmã Tereza Morgado. Continua sua agenda de shows apresentando-se em espetáculos em entidades luso-brasileiras e em restaurantes típicos por todo o Brasil.
Por Thais Matarazzo
Jornalista, escritora e pesquisadora musical. Autora do livro “Irene Coelho, uma brasileira de coração português”. Membro da UBE – União Brasileiro de Escritores. E colunista do Mundo Lusíada Online.