Fado é o tema da primeira Leitura Pública de 2014 em Salvador

Da Redação

ThaisMatarazzo_ObraFadoBrasilA obra, que homenageia fadistas e artistas da canção portuguesa em terras brasileiras, será lançada em Salvador, no dia 15, às17h, no Gabinete Português de Leitura.

Após ser lançado em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Lisboa (Portugal), o livro “Fado no Brasil: Artistas & Memórias”, da escritora Thais Matarazzo, será apresentada durante a Leitura Pública de Livros, no auditório do Gabinete Português de Leitura. O encontro acontece às 17 horas do dia 15 de janeiro de 2014.

A publicação presta uma homenagem a fadistas e artistas da canção portuguesa em terras brasileiras, o que desmistifica o mercado atual quando, no geral, são os artistas luso-brasileiros quem dedicam suas carreiras a música portuguesa no Brasil.

De acordo com a jornalista Eulália Moreno, que também participa do livro, as vozes pioneiras no país fizeram escola e constituíram sucessoras não esquecidas no trabalho de registro de biografias e memórias da escritora Matarazzo. “São as vozes das muitas Marias do Fado no exercício dos seus ofícios e cumprindo o seu fado no país que as acolheu. Elas aprimoraram as suas qualidades artísticas e tornaram-se referências obrigatórias da cultura luso-brasileira”.

Para contar essa história a autora reuniu 23 perfis biográficos de artistas veteranos e contemporâneos. No primeiro time, pertencente a geração da “Era de Ouro do Rádio”, são apresentados: Arminda Falcão, Cidália Meireles, Dina Teresa, Ester de Abreu, Francisco José, Gilda Valença, Irmãs Meireles, Joaquim Pimentel, Lucas Junot, Manoel Monteiro, Olivinha Carvalho, Quincas Gonçalves, Rosária Meireles e Salúquia Rentini. Da geração intermediária (décadas de 1960/70) registra-se: Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria Alcina, Maria de Lourdes e Terezinha Alves. Das fadistas contemporâneas estão as biografias de Ciça Marinho e Marly Gonçalves.

O livro conta com o apoio da Ordem dos Músicos do Brasil/CRESP e com as colaborações do radialista Gerdal dos Santos, da jornalista Eulália Moreno, do historiador português Rui Lopes e do pesquisador musical Luiz Amorim.

Thais Matarazzo é jornalista, pesquisadora musical e escritora. Autora dos livros: Irene Coelho, uma brasileira de coração português (2011); A Dinastia do Rádio Paulista (2013), parceria com Valdir Comegno; e A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960 (2013). Produz o podcast www.cardapiocultural.podbean.com e radiomemoria.blogspot.com.

SERVIÇO
Leitura Pública de Livros
Gabinete Português de Leitura
15 de janeiro de 2014, às 17h
Praça da Piedade, s/n – Piedade
71 3329 2733 e www.gplsalvador.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »